Livros “Na Cozinha com Saúde” são distribuídos na Policlínica

18 de dezembro de 2018

Administração e Finanças Agricultura APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

A tarde de segunda-feira, 17, foi especial para duas guabirubenses: Rosane Morais de Rezende e Ane Mari Dognini. Elas realizaram na Policlínica de Guabiruba uma sessão de autógrafos do livro “Na Cozinha com Saúde”, lançado pela Câmara Técnica de Nutrição da Comissão Intergestora Regional do Médio Vale do Itajaí (CIR) com receitas de vários moradores da região, incluindo as duas.

 

As receitas foram inscritas no projeto e escolhidas para compor o livro. Rosane conta que levou dois meses para criar a receita e após muitas tentativas conseguiu chegar ao Rocambole Funcional de Biomassa de Banana verde com Tilápia. A publicação da receita no livro a motiva a seguir se aperfeiçoando na área gastronômica. “Isso me faz querer estudar gastronomia ou até nutrição, adoro trabalhar com comida e estou sempre criando novas receitas”, anima-se a merendeira da rede municipal de educação.

 

A Cuca Alemã, receita tradicional de Guabiruba também se fez presente “Na Cozinha com Saúde”, mas de uma forma diferente, com açúcar orgânico e trigo integral. A autora da cuca, Ane Mari Dognini, relata que a ideia surgiu da necessidade de evitar o açúcar e o trigo comuns por parte do marido, que é diabético. “Ele não podia comer a cuca tradicional pela diabetes, então tive que adaptar para que fosse melhor pra ele”, explica ela, usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) de Guabiruba.

 

Nutricionista na Policlínica, Silvani Teresinha Binsfeld Tamiozzo, ressalta a importância e o legado que o livro pode deixar para as pessoas que o lerem. “Esse livro foi criado justamente para que a nossa população consiga receber receitas de fácil confecção, regionais, culturais, simples e com um ótimo aporte nutricional. O principal objetivo é que as pessoas entendam a necessidade de fugirmos dos alimentos ultra processados ou mesmo minimamente processados, que nos trazem muitos malefícios, desenvolvendo várias doenças como diabetes, pressão alta e obesidade”, esclarece.

 

O livro está disponível gratuitamente na Policlínica de Guabiruba até se esgotarem o número de exemplares.

leia também