Um Mergulho Musical

7 de dezembro de 2018

Agricultura APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Projetos Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura

Há quase 30 anos, a Disney lançava a animação “A Pequena Sereia”, baseada no conto homônimo do dinamarquês Hans Christian Andersen. O longa contava a história de Ariel, uma princesa sereia que insatisfeita com a vida no fundo do mar, desejava fazer parte do mundo dos humanos para poder estar ao lado do príncipe Eric. O filme foi um sucesso de bilheteria, recebeu várias críticas positivas e a sua fita VHS era uma das mais disputadas nas videolocadoras do país.

 

O enredo do consagrado filme estadunidense foi interpretado por alunos e professores da Fundação Cultural de Guabiruba na estreia do espetáculo Magia do Ballet 2018. O musical leva o mesmo nome da película e encantou os presentes na última quinta e sexta-feira no Salão Cristo Rei, Centro de Guabiruba. Com cenários ricos em detalhes, fantasias bem produzidas e precisas atuações, o espetáculo prendeu a atenção do público desde o início e foi ovacionado ao fim da peça.

 

A diretora do espetáculo e professora de teatro da Fundação Cultural, Jaqueline da Silva, conta que o projeto do musical vem sendo trabalhado há longo prazo. Os alunos de teatro vão avançando no decorrer dos anos e subindo para o grupo Companhia de Teatro, onde tem a oportunidade de fazer parte de espetáculos como A Pequena Sereia. “Neste ano, os alunos vinham três vezes por semana até a Fundação, tendo aulas de jazz, canto e teatro. Levamos quase um ano para preparar tudo e mesmo assim foi pouco tempo”, explica.

 

A professora se mostrou orgulhosa principalmente em ver os alunos superando obstáculos e atuando com prazer na peça. “Esses jovens vivem todo o dia a cultura em suas vidas, com cada vez mais senso de responsabilidade e amor no que fazem. No final das contas é isso que me traz mais satisfação: vê-los fazendo o que realmente gostam”, aponta.

 

O professor de ballet, Sidnei Rodrigues de Mattos, foi um dos protagonistas da peça, sendo o responsável por interpretar Eric, o príncipe. Ele também se mostrou bastante satisfeito com o resultado final. “É muito gratificante, esperamos e trabalhamos o ano inteiro nisso. Estou na Fundação Cultural desde 2016 e tenho ouvido muitos relatos de alunos que decidiram fazer os cursos porque estavam na plateia e se inscreveram nas aulas”, pontua.

 

O espetáculo A Magia do Ballet integra a programação do Natal Mágico de Guabiruba e é organizado pela Fundação Cultural. A superintendente de Cultura, Jucilene Regina Schmidt, avalia positivamente a atuação dos alunos e a apresentação como um todo. “Para nós, ver crianças de 3 a 9 anos conseguindo interpretar a peça, cada um do seu jeitinho, nos traz muita satisfação. Foi um trabalho árduo, mas quando chegamos aqui e vemos a casa cheia, é muito especial para nós”, destaca.

 

A Magia do Ballet apresentará ainda o show Paquita neste sábado, 8, às 17h e às 20h30. Já no domingo, 9, o Salão Cristo Rei recebe a Orquestra Municipal de Guabiruba com o show Em Cantos Natalinos a partir das 20h30. A entrada para todos os espetáculos é gratuita.

leia também