Olaria bate Lageadense e é campeão no Municipal de Futebol

4 de dezembro de 2018

APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Notícias

A hegemonia continua. Pela oitava vez (terceira consecutiva), o Olaria é campeão do Municipal de Futebol Amador de Guabiruba. A coroação do Tricolor da Guabiruba Sul foi no domingo, 2, ao vencer nos pênaltis o Lageadense após empate em 1 a 1 nos 90 minutos.

 

O Estádio Orlando Westarb, no bairro Guabiruba Sul, se vestiu de acordo com que a ocasião pedia. Centenas de pessoas trajadas com o vermelho, verde e branco do Olaria, time da casa. Cores também presentes nas camisas dos visitantes. Os dois times entraram em campo perfilados e cantaram o hino nacional. Após as formalidades, a final iniciou.

 

Havia muito mais em jogo do que um simples troféu. Enquanto o Olaria buscava manter sua soberania na cidade, o Lageadense desejava romper a sequência do rival, e tirar de dentro do peito o grito de campeão enclausurado nos dois últimos anos.

 

Esses anseios se refletiram desde o primeiro apito do árbitro. A partida começou agitada, com os dois times disputando cada bola como se fosse a última. Logo aos 14 minutos, os anfitriões tiraram o zero do placar. Após cruzamento na área, a defesa do Lageadense não conseguiu afastar e a bola sobrou para Willian estufar as redes do goleiro Royo. A partir daí o time do Lageado Baixo se lançou ao ataque e passou dominar as ações, criando diversas oportunidades. O ímpeto da equipe foi premiado aos 44 minutos da primeira etapa. Deni, que minutos antes havia entrado no lugar do lesionado Luizinho, recebeu livre e com um chute rasteiro cruzado empatou a partida, trazendo o Lageadense novamente para a disputa.

 

 Pressionado pelo rival, o Olaria voltou ao segundo tempo mais ligado e passou a criar chances claras de gol, obrigando o arqueiro Royo a realizar grandes defesas. O equilíbrio entre as equipes foi determinante para que a partida terminasse em 1 a 1, levando assim a decisão do título para as cobranças de pênalti.

 

Onze metros separavam a marca do pênalti da trave. Distância que também separava a bola do fundo das redes. A consagração ou a melancolia.  Autor do gol do Olaria, o capitão William abriu a série cobrando com categoria. Na sequência, o também capitão Eder Tormena mandou a bola por cima do arco defendido por Jelson. Por ironia do destino, seu irmão Guto foi o próximo a cobrar. O ex-jogador do Brusque Futebol Clube ampliou a vantagem para o Tricolor. Júnior descontou para o Lageadense e Caíque voltou a dilatar a série para o Olaria. Era mesmo o dia de Jelson. O camisa 1 do Olaria defendeu o pênalti de Jean e na sequência executou a cobrança que deu o oitavo título do clube em sua história. “Dos quatorze anos que jogo no Olaria, cheguei em doze finais. A sensação é indescritível, a torcida está aí, é só festa. Eu estava precisando de um título assim, sendo decisivo”, disse o herói da conquista após a partida. O camisa 10 da equipe, Godo Westarb valorizou a qualidade do adversário. “Foi um jogo sofrido, o time deles é muito bom, sabíamos que ia ser pegado. Mas temos confiança em cada jogador do nosso elenco. A união do grupo fez a diferença. Já estamos em busca de um novo título no ano que vem”, se entusiasmou.

 

 A euforia do Olaria contrastava com a frustração do Lageadense. Sentimento explícito no rosto de Eder Tormena, que desperdiçou sua cobrança nas penalidades. “Sabemos da dificuldade de jogar com o Olaria aqui dentro. Foi um jogo bem disputado, porém perdemos nos pênaltis. Mais uma vez ficamos em segundo lugar, mas vamos partir pro próximo ano com o objetivo de ser campeões”, lamentou.

 

O presidente do clube, Brian Mannrich enxergou de forma positiva a participação da equipe no campeonato. “Terminamos o campeonato com sete partidas de invencibilidade e chegamos pelo terceiro ano seguido na final. Pegamos um clube abandonado e hoje nos consolidamos como o segundo time de Guabiruba”, relatou.

 

A secretária de Esportes, Lazer e Assuntos para a Juventude, Márcia Hochsprung Watanabe, comemorou o sucesso de mais uma edição do torneio. “Fechamos com chave de ouro, o campeonato é sempre bem esperado aqui na cidade, levando muitas famílias ao estádio. Aproveito pra convidar novas equipes que queiram surgir para o próximo campeonato”, destacou.

 

O troféu deste ano homenageou o clube 10 de Junho, que completou 40 anos em 2018. O vice-prefeito Valmir Zirke entregou a taça ao capitão do Olaria, Willian, que a ergueu para a alegria de toda equipe e torcida presentes no estádio. A partir daí o clima foi de festa no Orlando Westarb, os atletas campeões deram a volta olímpica com o caneco nos braços.

 

O Lageadense, segundo colocado, o Santo Antônio, terceiro, e o Cruzeiro, quarto, também foram premiados com troféus, além das tradicionais premiações ao artilheiro, revelação, destaque, goleiro menos vazado e equipe mais disciplinada da competição.

 

 

Ficha Técnica – Olaria 1x1 Lageadense (4x1 nos pênaltis)

02/12/2018 – Estádio Orlando Westarb

Olaria: Jelson, Chico (Cebola), Victor, Iuris e Foppa (Renato); Willian, Guto, Neném (Igor) e João Vytor; Dener (Túlio) e Godo

Técnico: Osnildo Westarb

 

Lageadense: Royo, Darlan, Luizinho (Deni, depois Junior) , Jean e Flavinho; Eder, Yuri, Josiano (Gilson, depois Roberto Meyer) e Gil; Paulo César e Rondônia (Filipe Noé)

Técnico: Isair Fischer

 

Gols: William (Olaria), aos 14 do primeiro tempo e Deni (Lageadense) aos 44 do primeiro tempo.

 

Arbitragem: Fernando Lopes, auxiliado por Gabriel Borges e Juarez Bertte

 

 

Campeonato Municipal de Futebol Amador

 

Classificação final:

1º Olaria

2º Lageadense

3º Santo Antônio

4º Cruzeiro

5º São Pedro

6º Poço Central

7º Misto

8º Juventude

 

Premiações:


Artilheiro – Dener Batschauer (Olaria) – 15 gols

Revelação – Juvenal Neto (Santo Antônio)

Destaque – Godo Westarb (Olaria)

Goleiro menos vazado – Jelson Alois Debatin (Olaria)

Equipe mais disciplinada – Santo Antônio

 

 

leia também