Sábado é Dia D pela Saúde na Policlínica

20 de novembro de 2018

Administração e Finanças Agricultura APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

A estação do ano das temperaturas mais elevadas está chegando e com ela o cenário perfeito para a proliferação do mosquito Aedes aegypt, transmissor da dengue, febre amarela, zika e chikungunya, doenças que podem gerar outras enfermidades, como microcefalia e Guillain-Barré.

 

Para orientar a população sobre a importância do combate ao mosquito, bem como para aplicar as vacinas de febre amarela, a Prefeitura de Guabiruba, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica, realiza no sábado, 24 de novembro, das 8h às 17h, o Dia D pela Saúde. A ação ocorre na Policlínica, rua 10 de Junho, Centro, e terá ainda a aplicação de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C. Orientações serão repassadas também na 1ª Dirty Running Assepavi, durante a largada, que ocorre no dia 24 no Loteamento Lofaghem, no fim da rua Francisco José Schmidt.

 

A secretária de Saúde, Patrícia Heiderscheidt, reforça ao cidadão a importância de se imunizar contra a febre amarela e ajudar no combate ao mosquito. “Nosso objetivo é manter a população informada, lembrar sempre dessa responsabilidade, pois o perigo é para todos e o combate também. Além disso, serão aplicadas as vacinas da febre amarela facilitando a imunização principalmente para as pessoas que encontram dificuldades em ir até a sala de vacinas durante a semana”, pontua.

 

A principal ação no combate ao aedes é evitar a água parada. Os repelentes de uso tópico, aplicado na pele, podem fazer parte dos cuidados contra dengue, chikungunya e Zika. A recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária é clara: não há qualquer impedimento para a utilização desses produtos por mulheres grávidas, desde que os repelentes estejam devidamente registrados na Agência.

 

Mais informações podem ser obtidas na Vigilância Epidemiológica pelo telefone 47 3308-3123

 

 

Faça sua parte:

 

    Mantenha bem tampado tonéis, caixas e barris de água;

    Lave semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água;

    Mantenha caixas d’agua bem fechadas;

    Remova galhos e folhas de calhas;

    Não deixe água acumulada sobre a laje;

    Encha pratinhos de vasos com areia até a borda ou lave-os uma vez por semana;

    Troque a água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana;

    Coloque lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas;

    Feche bem os sacos de lixo e não deixe ao alcance de animais;

    Mantenha garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;

    Acondicione pneus em locais cobertos;

    Faça sempre manutenção de piscinas;

    Tampe ralos;

    Coloque areia nos cacos de vidro de muros ou cimento;

    Não deixe água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas;

    Vasos sanitários externos devem ser tampados e verificados semanalmente;

    Limpe sempre a bandeja do ar condicionado;

    Lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água;

    Cate sacos plásticos e lixo do quintal.

Arquivos

leia também