Espetáculo Metades promove reflexões sobre a vida

19 de novembro de 2018

Administração e Finanças Agricultura APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

Quem já sentiu que há uma parte que falta. Sentiu-se incompleto ou até mesmo pela metade? O Filho de Mil Homens, A Dama e o Tigre e A parte que Falta são contos literários que inspiraram o espetáculo de contação de histórias Metades, criado e apresentado pelo professor Emiliano Daniel de Souza, e que abordam justamente o sentir-se pela metade. As apresentações iniciaram na sexta-feira, 16, na Escola Municipal de Educação Básica Osvaldo Ludovico Fuckner, no bairro Lageado Baixo e seguem até 29 de novembro.

 

O espetáculo, contemplado com o Fundo Municipal de Apoio à Cultura, que incentiva os talentos guabirubenses a realizarem seus projetos, integra a programação do Natal Mágico de Guabiruba 2018 e leva a arte de contar histórias para outro tipo de espectador: os adultos. “Eu percebo que boas histórias agradam todos os públicos”, comenta Emiliano.

 

Os três contos retratam seres humanos como eles são, com seus defeitos, qualidades e escolhas. “Os personagens são cheios de anseios e vontades. Cada um está à procura de algo e em todos há uma parte que falta. Os caminhos que percorrem e as escolhas que fazem resultam em envolventes e instigantes narrativas que revelam o que somos capazes e onde podemos chegar”, pontua o professor.

 

Concentrado, o estudante Leonardo Stedile, de 15 anos, acompanhou a atuação e chamou sua atenção a possibilidade dele mesmo escolher o final para um dos contos. “Gostei bastante desse projeto e espero que tenha mais”, disse. Já o professor Braian Felipe Hochsprung destacou a promoção da cultura para esse público e a reflexão sobre a vida. “A história que mais me tocou foi a primeira, do homem que era só metade. Deu até uma vontade de chorar”, disse.

 

O envolvimento do público com as histórias foi uma das marcas do espetáculo. Conforme a superintendente da Fundação Cultural de Guabiruba, Jucilene Regina Schmidt, esse é o último projeto contemplado com recursos do Fundo Municipal de Apoio à Cultura apresentado em 2018. “É mais um projeto que fomenta a cultura da cidade e com a ideia de levar essa arte para os bairros, promovendo mais acesso a ela”, ressalta Jucilene.

 

Ela também reforça que Metades está na programação do Natal Mágico de Guabiruba. A programação completa pode ser conferida aqui.

 

 

 

Próximas Apresentações:

 

Dia 20, terça-feira - 19h30 no Salão da Capela Sagrado Coração de Jesus, Planície Alta

Dia 21, quarta-feira - 19h30 na Escola Municipal Paulo Schmidt, Pomerânia

Dia 22, quinta-feira – 15h no Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), Guabiruba Sul

Dia 27, terça-feira- 15h30 na Unidade Básica de Saúde do Imigrantes

Dia 28, quarta-feira – 19h30 no Ginásio de Esportes da Escola Padre Germano Brandt, Aymoré

Dia 29, quinta-feira – 19h30 no Salão da Comunidade Luterana, Lorena, São Pedro

leia também