Projeto Páscoa envolve mais de 150 pessoas dos Grupos de Terceira Idade

16 de abril de 2014

APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Notícias

A Páscoa está chegando e na porta das casas de aproximadamente 160 pessoas dos Grupos de Terceira Idade de Guabiruba, uma guirlanda confeccionada pelos próprios idosos irá recepcionar a data marcada pela morte e ressurreição de Jesus Cristo. Isso porque os participantes dos Grupos da Terceira Idade foram contemplados com o Projeto Páscoa, que consistiu em uma feira de artesanato com a professora Brunildes Fuckner Alvares. O projeto foi viabilizado pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS. 

As guirlandas de cipó, arranjos verdes, tesoura, alicate, aparelho e refil de cola quente, coelhinhos, ovinhos, flores e fitas de enfeite se transformaram, em meio a conversas descontraídas e olhos e ouvidos atentos, em lindas guirlandas de Páscoa. “Foi uma tarde muito alegre, muito divertida. É a primeira vez que fizemos artesanato e a guirlanda ficou muito bonita. Quem não veio, perdeu”, brinca Maria Teresinha Regis, 64 anos, moradora do bairro Lageado Baixo. Acompanhada da amiga Ilda dos Santos, 70 anos, ela conta que o momento foi também de muita conversa, risada e brincadeiras com o coelhinho de Páscoa. “A gente adora se encontrar e conversar por isso gostamos da atividade e ainda levamos pra casa um enfeite lindo”, fala Ilda.

A professora de artesanato elogiou a dedicação e o entusiasmo dos participantes dos oito grupos. “O resultado do trabalho ficou muito bom. E eu fico feliz por elas terem saído daqui satisfeitas”, afirma Brunildes, que percorreu os bairros na última semana até a oficina ser ministrada para todos os grupos. 

De acordo com a secretária de Assistência Social, Habitação e Emprego, Neide Luzeti Hort, o objetivo principal do projeto foi incentivar os idosos a participarem das atividades físicas realizadas semanalmente, bem como incentivá-los a desenvolverem suas potencialidades. “O curso exercitou a mente e o corpo e desenvolveu habilidades manuais e vínculos de amizade. Nosso objetivo é ampliar ainda mais os cursos oferecidos para o grupo, como de informática. Também desejamos que os idosos que não participam dos grupos, venham a se interessar por meio desses projetos inovadores”, afirma a secretária. 

Mais informações podem ser obtidas no CRAS pelo telefone 3351-7645.

leia também