Guabiruba integra grupo da FECAM para criação de novo portal

24 de outubro de 2018

Administração e Finanças Agricultura Anexo XII - Demonstrativo das Despesas com Saúde APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Escola Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Obras e Serviços Públicos Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

O município de Guabiruba foi convidado para participar do grupo de trabalho de desenvolvimento do novo Portal Municipal, que será desenvolvido pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM, e esteve reunido com técnicos de outras seis prefeituras e uma associação de municípios na terça-feira, 23, na sede da Fecam, para dar início ao projeto de revisão do atual sistema e discutir melhorias e novas funcionalidades, levando em consideração a possibilidade de ser utilizado pelas 295 prefeituras catarinenses.

 

O grupo de trabalho é responsável pelo planejamento, estabelecendo o que terá e como funcionará o novo sistema. Coordenado pelo Assistente de Projetos em TI da FECAM, Michel Silveira Raupp, e acompanhado pela coordenadora do eixo Políticas Públicas, Raquel Rodrigues, tem a participação das cidades de Abelardo Luz, Blumenau, Bombinhas, Brusque, Chapecó, Guabiruba, Itá, Itajaí, Jaraguá do Sul, São Francisco do Sul, Tubarão, AMUREL, AMAI e AMAUC.

 

Durante a reunião, foram discutidos pontos positivos e deficiências do atual modelo, o que melhorar, o que precisa ser desenvolvido, quais os rumos do projeto e as deliberações prioritárias para o início da execução. "A FECAM vem atuando forte com seus serviços digitais disponibilizados gratuitamente aos municípios e demais entidades municipalistas do estado, hoje 243 (82%) das prefeituras catarinenses utilizam a atual ferramenta do Portal Municipal, só em 2017 esses portais somaram mais de 25 milhões de acessos", enfatizou Michel.

 

Presente no encontro, a assessora de imprensa da Prefeitura de Guabiruba, Suelen Cerbaro, enfatizou a importância da atualização da ferramenta, lembrando que o mesmo ocorreu recentemente com o Portal do Turismo, integrado ao Portal Municipal e também disponibilizado pela FECAM. “Muito eficaz a iniciativa da FECAM em criar um grupo de trabalho com profissionais de diferentes setores para a construção do novo portal municipal. Está se unindo a expertise de programadores que desenvolvem sites, a experiência da FECAM que atende com sua ferramenta mais de 80% dos municípios catarinenses e profissionais da prefeitura que estão na ponta, trabalhando diariamente com o site e conhecem as demandas do município e do cidadão”.

 

Suelen enfatizou que qualquer prefeito que fizer um levantamento de quanto custa a elaboração de um portal municipal, gastos mensais de manutenção e hospedagem, enfim, todos os investimentos que implicam manter atualizado um portal atendendo as demandas do cidadão e da legislação, vai verificar o quanto pode economizar com o portal da FECAM. Atualmente, o município conveniado não tem custo adicional para utilizar a ferramenta, sem contar que podem passar diferentes gestões e todas as informações estarão em segurança.

 

“Em Guabiruba utilizamos a ferramenta desde 2012 e de lá para cá tivemos inúmeras novas versões. Com a construção dessa nova ferramenta, tenho certeza que ao final teremos uma portal referência não somente no estado, mas no Brasil, focado principalmente nas demandas e interesses do cidadão”, ressaltou.

 

O comunicador social da Prefeitura de Tubarão, Max Alexandre Fortes Jorge, considera a ferramenta do gerenciador de portais municipais da FECAM de simples manuseio, que fornece liberdade às prefeituras para formatar suas páginas da melhor forma, além de ser gratuita, o que também é um fator importante a se considerar pelas gestões públicas. “E agora, com as grandes ideias que começaram a ser levantadas, minha expectativa é de que a plataforma fique ainda melhor, mais atualizada, mais moderna e atrativa ao internauta, que só tem a ganhar com a implantação do novo sistema”, pontuou.

leia também