Instalado buffet térmico em todas as escolas do município

16 de abril de 2014

educação Notícias

Para garantir a segurança alimentar dos estudantes da rede municipal de ensino, a Secretaria de Educação de Guabiruba instalou buffets térmicos em todas as escolas, beneficiando os 3,3 mil alunos do município. Além de dar mais autonomia aos estudantes na hora de se servirem, os alimentos são servidos na temperatura ideal, inibindo qualquer tipo de contaminação.

Para a secretária de Educação, Edna Maria da Silva Jasper, a intenção é propiciar aos alunos a possibilidade de servirem-se dos alimentos que gostam e na quantidade que desejam, sempre com a supervisão dos professores, direção e merendeiras. “As refeições que antes eram servidas pelas merendeiras agora são retiradas pelos próprios alunos, como forma de incentivar a escolha de alimentos. O método de buffet possibilita que cada aluno escolha o que vai comer e a quantidade dos alimentos, não deixando sobras no prato, evitando o desperdício”, afirma a secretária.

As nutricionistas da Secretaria de Educação, Elisa C. Vidotto Bruns e Anelise Fischer, explicam que a alimentação escolar passa por um processo de melhoria contínua. “Já oferecíamos uma refeição saudável e equilibrada e agora é também mais segura, pois o buffet térmico permite um controle de temperatura no qual o alimento é servido na temperatura ideal ficando isento de proliferação bacteriana durante a distribuição da alimentação”, pontua Elisa. “As escolas têm manifestado as melhorias com o novo sistema, o que nos deixa felizes”, complementa Anelise.

A pedagoga e diretora da Escola Reunida Municipal Cesário Regis também aponta a praticidade como uma das características do buffet. "O buffet térmico é inovação e foi um sucesso na escola. Primeiro porque visualmente o alimento parece melhor (todos os alunos se serviram), segundo porque diminui o desperdício, educa os alunos a se alimentarem de forma adequada e a se servirem sozinhos. Também significa melhoria e praticidade", aponta.

 

 

leia também