Campanha deixa em dia cadernetas de vacinação

11 de outubro de 2018

Administração e Finanças Agricultura APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

A mãe entra na unidade básica de saúde do Imigrantes, em Guabiruba, com o filho nos braços e aguarda a vez. Não demora muito e a vacinadora os conduz a uma sala. Lá, o choro é inevitável, mas o menino recebe as vacinas e fica protegido contra uma série de doenças. A cena protagonizada por Marina Walendowski Moreira retrata muitas mães que estão aproveitando a Campanha de Multivacinação nos Bairros, iniciada na segunda-feira, 8, e que se estende até o dia 26, para deixar em dia a caderneta de vacinação.

 

No entanto, a campanha não se limita a crianças. Qualquer cidadão interessado deve se dirigir as unidades de saúde, conforme a programação. Estão disponíveis gratuitamente para qualquer morador do munícipio vacinas contra tétano, sarampo, rubéola e caxumba (tríplice viral), hepatite A e B, varicela, HPV, entre outras.

 

Marina levou o pequeno Noah Walendowski Moreira, de um ano e um mês, pois se preocupa com a saúde do filho.  “É muito importante vacinar as crianças e ter um acompanhamento desde pequeno para que eles tenham um futuro saudável”, comenta. Marina, moradora de Guabiruba há apenas três meses, classifica como “muito bacana’’ o atendimento que vem recebendo na cidade.

 

O enfermeiro responsável pela unidade do Imigrantes, Uilian Roldán, enfatiza que a campanha tem como objetivo atingir os pacientes que não vão até as salas tradicionais de vacina, seja por problemas de distância ou de tempo. “Com a campanha, conseguimos de certa forma recuperar o que está faltando nessas carteirinhas de vacinação’’, atesta.

 

As vacinas são uns dos métodos mais eficazes para combater e prevenir o corpo humano contra agentes infecciosos e bacterianos, sendo compostas por substâncias e micro-organismos inativados ou enfraquecidos que são introduzidos no organismo para estimular a reação do sistema imunológico quando em contato com um agente causador de doenças, fazendo com que o corpo não desenvolva a doença, e sim se torne preparado para combatê-la se for necessário.

 

Para tomar a vacina, é necessário levar a caderneta de vacinação, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e um documento. Quem tiver perdido a caderneta, poderá solicitar a segunda via. O atendimento ocorre das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30 (confira no cronograma abaixo).

 

Veja as próximas datas da Campanha de Multivacinação nas unidades básicas de saúde:

 

Lageado Baixo – 22/10

Imigrantes – 23/10

São Pedro – 24/10

Aymoré – 11 e 25/10

Guabiruba Sul – 19 e 26/10

 

leia também