Notícias
AACSP lança “Paixão e Morte de Um Homem Livre” 2019
1 de outubro de 2018
Um menino sábio. Um jovem destemido. Um adulto cheio de compaixão. Em 2019, a Associação Artística Cultural São Pedro (AACSP) apresenta a 22ª edição do espetáculo "Paixão e Morte de Um Homem Livre" narrado sob a ótica de Jesus. A cerimônia de lançamento ocorreu na noite desta quinta-feira, 27 de setembro, em Guabiruba e reuniu membros da diretoria da entidade, atores voluntários, autoridades e a imprensa.
"Um dos momentos mais esperados é a divulgação do ator convidado. Em 2015 vivemos pela primeira vez esta experiência, com Julio Rocha interpretando Herodes e, em 2017, Francisco Cuoco, deu vida a um dos sumo sacerdotes que condenou Jesus. Para 2019, a escolha foi do ator Luciano Szafir, que tem uma carreira sólida em teatro, cinema e televisão. Recentemente ele participou da novela Os Dez Mandamentos e já interpretou, inclusive, Pôncio Pilatos no teatro em Nova Jerusalém", conta o diretor da Associação Artística Cultural São Pedro, Marcelo do Nascimento.
Apesar de ser apresentado apenas na Quinta e Sexta-Feira Santa de 2019, o espetáculo "Paixão e Morte de Um Homem Livre" já é planejado desde o segundo semestre de 2017. Marcelo Carminatti mais uma vez assume a dramaturgia do evento e buscou inspiração para escrever o roteiro em novas leituras e filmes.
"A cada ano a história se repete. A cada ano Jesus se reúne com os apóstolos na Santa Ceia. É preso, julgado, morto e ressuscitado. O que diferencia o nosso trabalho é a ótica pela qual são apresentadas as cenas. Na última edição, a narradora escolhida foi Maria, que nos contou com doçura todos os momentos alegres e tristes vividos pelo seu filho. Agora, quem conta esta história é Jesus. E seus relatos levarão a uma profunda reflexão sobre os acontecimentos da Semana Santa", afirma Carminatti.
Segundo ele, o espetáculo vai apresentar algumas cenas inéditas e aproximar a narrativa do público. "Vamos começar com o nascimento de Jesus, anunciado pelos anjos. Vamos trazer cenas emocionantes para bem perto do público, para que sintam o carinho, aconchego e a vida do projeto", adianta Carminatti.
Primeira fase concluída
A diretora do espetáculo "Paixão e Morte de Um Homem Livre", Rejane Habitzreuter Schlindwein, também esteve envolvida na criação do roteiro e na escolha dos atores que passariam pela gravação de falas em estúdio. "Em 2017 foram 54 atores com falas, número que subiu para 68 nesta nova edição. Nós inovamos na preparação da equipe, com a formação de pequenos grupos que receberam uma aula de expressão corporal e vocal, seguida pelo estudo do texto e, por último, a gravação. Isso facilitou o trabalho", avalia.
De acordo com a diretora, a primeira fase do projeto foi cumprida de acordo com o cronograma e superou as expectativas. "Cabe agradecer à professora de teatro da Fundação Cultural de Guabiruba, a arte educadora Jaqueline da Silva, que nos auxiliou com as aulas, bem como a superintendente de Cultura do município, Jucilene Schmidt, que nos cedeu o espaço para que as aulas pudessem acontecer", enfatiza Rejane.
Entre as curiosidades, a edição de 2019 traz um número recorde de pessoas interpretando Jesus, oito no total. "E o que esperar das próximas fases? Trabalhamos com a certeza de que Jesus não será apenas o narrador. É ele quem conduz este projeto e está sempre ao nosso lado, basta acreditar", completa a diretora.
O prefeito de Guabiruba, Mathias Kohler, prestigiou o evento e disse que o espetáculo é motivo de orgulho para o município. "É algo que nos engrandece porque reconhecemos que o projeto já ultrapassou fronteiras e é assistido, inclusive, fora do Brasil. E para que isso aconteça há um esforço muito grande de organização, principalmente na captação de recursos através da Lei Rouanet. Por isso, mais uma vez, contamos com a sensibilidade das empresas para que a contribuição aconteça de forma legal", observa.
O espetáculo "Paixão e Morte de Um Homem Livre" será realizado nos dias 18 e 19 de abril, no pátio da Igreja São Cristóvão, bairro Aymoré, em Guabiruba.