Instaladas câmeras de segurança nos ônibus do transporte escolar

26 de setembro de 2018

Administração e Finanças Agricultura Anexo XII - Demonstrativo das Despesas com Saúde APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

Foram instaladas 18 câmeras de segurança na frota dos ônibus escolares da Prefeitura de Guabiruba, sendo que os nove veículos transitam a partir de agora com monitoramento e captação de imagens de tudo o que ocorre no seu interior. O objetivo é dar mais segurança aos cerca de 2 mil alunos usuários do transporte escolar gratuito, além de inibir a depredação do patrimônio público e acompanhar a relação entre motorista e aluno.

 

O secretário municipal de Educação de Guabiruba, Alfred Nagel Neto, aponta a segurança do estudante como principal propósito da medida. Além disso, o monitoramento servirá para inibir a depredação do interior do veículo, principalmente em relação aos bancos e janelas. “Vez ou outra surgem problemas dentro dos ônibus e tendo essas câmeras se conseguirá inibir essas situações. Quando não for possível, as imagens serão utilizadas para constatar o que ocorreu”, esclarece o secretário.

 

Ele também garante que a filmagem será de uso exclusivo da Secretaria de Educação e que os pais receberam um comunicado alertando sobre a nova medida de segurança. “Em situações em que o estudante não atuar conforme o regimento, chamaremos os pais para que verifiquem as imagens. Se o cumprimento não ocorrer por parte do motorista, também teremos como alertá-lo e atuar junto a esse profissional”, fala.

 

Em março deste ano, circularam nas redes sociais vídeos mostrando a reação de um motorista escolar contra alunos e de alunos causando tumulto no ônibus. A partir desse fato, as regras em relação ao transporte municipal escolar foram reforçadas e mais intensamente acompanhadas.

leia também