Exposição e Feira movimentam Guabiruba

17 de setembro de 2018

Administração e Finanças Agricultura Anexo XII - Demonstrativo das Despesas com Saúde APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura

O fim de semana foi movimentado em Guabiruba com a 16ª Exposição de Orquídeas, Bonsais e Plantais Ornamentais juntamente com a 1ª Feira de Pequenos Animais e Produtos Locais organizado pela Associação Brusquense de Orquidófilos e Amadores de Plantas Ornamentais (ABAPO) e Prefeitura de Guabiruba, por meio da Secretaria de Agricultura.

 

De sexta-feira, 14, a domingo, 16, inúmeras pessoas passaram pelo Salão Cristo Rei, Centro, onde puderam adquirir produtos e visitar as premiadas orquídeas, bonsais e plantas ornamentais, além de conferir a exposição de animais de raças criados no município. Espaços com venda de artesanato e doces também compôs o cenário, o qual teve brinquedos de lazer para as crianças, venda de cachorro-quente em prol do hospital e roda da fortuna.

 

Juntamente com as autoridades municipais e organizadores, abriram oficialmente o evento o casal Evelério e Marlete Barg. Evelério foi um dos fundadores da ABAPO e com quase 80 anos, ainda expõe suas flores. Na sua casa, em Brusque, cuida de um orquidário com mais de 2 mil plantas.

 

O primeiro contato com uma orquídea foi aos 13 anos quando visitou um tio em Jaraguá do Sul e viu a flor em um pé de xaxim no Café Bauer. “Eu disse para o jardineiro que queria uma muda da parasita. A gente não chamava de orquídea, chamava de parasita”, lembra ele, que além de ter até hoje aquela muda, passou-a para amigos.

 

Os associados da ABAPO e demais expositores comemoraram o movimento e a recepção do guabirubense. O objetivo da organização é que o evento se torne anual e integre a programação oficial do município todo mês de setembro.

 

 

leia também