Audiências Públicas para revisão do Plano Diretor

11 de setembro de 2018

O Plano Diretor de Guabiruba passará por uma revisão neste ano e a primeira reunião sobre o tema será realizada no dia 19 de setembro, às 15h30, no Salão Nobre da Prefeitura, com a presença de técnicos e empresários. A partir de 15 de outubro, as audiências serão públicas e em diferentes locais para que a população possa dar sua contribuição e solicitar esclarecimentos.

O Plano Diretor é um instrumento da política urbana instituído pela Constituição Federal de 1988, que o determina como ‘’instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana’’. A diretora de Projetos da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Infraestrutura de Guabiruba, Aline Razera, frisa que a revisão do plano será feita de forma democrática e transparente, contando com a participação popular e das associações representativas dos vários segmentos da comunidade. “A partir do plano conseguiremos definir o rumo da cidade e como ela será daqui alguns anos. É uma forma de política urbana’’, pontua.

Com o objetivo de promover a interação entre aspectos físicos territoriais e objetos sociais, econômicos e ambientais que o município deseja para a cidade, o plano visa distribuir os riscos e benefícios da urbanização, impulsionando um desenvolvimento mais inclusivo e sustentável. Além disso, almeja oferecer qualidade de vida, crescimento equilibrado, definindo as prioridades do município, as destinações e uso de seu território.

As audiências públicas irão ocorrer de 15 a 19 de outubro. Confira abaixo a programação:

15/10– 19h30 – Moradores do Aymoré e Pomerânia na Escola Municipal Padre Germano Brandt

16/10 – 19h30 –Lageado Alto e Lageado Baixo na Escola Municipal Osvaldo Ludovico Fuckner

17/10– 19h30 – São Pedro na Escola Professor Carlos Maffezolli

18/10 – 19h30 –Guabiruba Sul e Planície Alta na Escola Municipal Professora Anna Othília Schlindwein

19/10 – 19h30 – Centro e Imigrantes – Salão Nobre da Prefeitura de Guabiruba