Espírito cívico e empreendedor no desfile de 7 de setembro

7 de setembro de 2018

Administração e Finanças Anexo XII - Demonstrativo das Despesas com Saúde APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias

Os 196 anos de independência do Brasil foram comemorados em Guabiruba com um desfile cívico-escolar realizado na manhã de sexta-feira, 7 de setembro, na rua Brusque, Centro. Além de evidenciar os símbolos da pátria, a apresentação dos alunos abordou o empreendedorismo. Os temas foram trabalhados com muita criatividade e desenvoltura pelos estudantes.

 

As crianças, nas suas vestimentas e representações, demonstraram pelas fábulas a importância do trabalho, esforço e planejamento na construção de uma vida melhor. A Escola de Educação Infantil São Pedro se baseou na história da cigarra e a formiga para levar a mensagem de que não se deve apenas pensar no momento atual: é preciso trabalhar e olhar além para estar preparado para os dias de necessidade.

 

A Escola de Educação Infantil Professora Edite Bozano Alves de Souza, do Aymoré, abordou o filme “A Vida de Insetos” e apresentou o quanto é relevante o trabalho em equipe dentro de uma organização, enquanto a Escola de Educação Infantil Tia Olinda, do Lageado Baixo, comparou o trabalho nas indústrias com a vida das abelhas. Também foram abordadas as profissões pelas crianças.

 

Já os estudantes maiores mostraram os trabalhos resultado do Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) e suas produções nas mais diversas áreas, envolvendo sustentabilidade, reciclagem, alimentação escolar, ervas aromáticas e temperos naturais, entre outros. Além disso, divulgaram as atividades da escola.

 

Durante o cerimonial de abertura, o prefeito Matias Kohler manifestou a alegria na realização de um desfile no 7 de setembro e a importância da conscientização individual diante do cenário atual do Brasil. “Graças a essa independência temos a liberdade de construir o nosso destino e dias melhores para nós e nossas famílias. Vivemos momentos de aflição, acentuados por eventos dos últimos dias, que nos mostra a necessidade de sermos mais tolerantes, compressivos e entender que se o país vai perdendo seus valores éticos, morais e cívicos, não temos outra alternativa a não ser colocar a mão na consciência e lembrar que, ou todos nos juntamos a favor de uma causa, ou seremos vítimas de um sistema que num futuro próximo pode comprometer tudo o que conquistamos nesses 196 anos”, refletiu.

 

O vice-prefeito Valmir Zirke mencionou a fragilidade da pátria acentuada pela conduta dos políticos e com as eleições temos a oportunidade de escolher quem melhor pode conduzir o país. “Que possamos nos orgulhar do Brasil e para que isso ocorra cada um terá que fazer a sua parte, sem esperar que outros façam”, pontuou.

 

Já o presidente da Câmara Municipal, Cristiano Kormann, relacionou a história de independência do Brasil com a de Guabiruba. Além dele, participaram da cerimônia os vereadores Rosita Kohler, Harry Westarb, Waldemiro Dalbosco, secretários municipais, representantes de entidades e moradores da cidade, como Anibal Kohler, 71 anos, avô de quatro netos que desfilaram. “Gostei muito do desfile. Todo dia 7 de setembro deveria ter. Na nossa época tinha, era mais simples, mas tinha”, comenta ele, orgulhoso da desenvoltura dos netos durante o desfile.

 

leia também