Capacitação com o Sebrae/SC

29 de agosto de 2018

Administração e Finanças APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

O programa Cidade Empreendedora, resultado da parceria entre Prefeitura de Guabiruba e Sebrae/SC, cumpriu nova etapa com a capacitação de profissionais da assistência social de Guabiruba e Botuverá. Eles agora estão aptos a aplicarem o “Crescendo e Empreendendo”, solução cujo objetivo é provocar uma discussão com jovens sobre trabalho, negócio e empreendedorismo. O curso foi ministrado pela consultora Iara Regina Calil no salão nobre da Prefeitura de Guabiruba na semana passada.

A consultora destacou que empreender é uma condição de vida, um estado de ser e depende do aprender. “Você não é um empreendedor orientado para um resultado de sucesso se não tiver as condições e requisitos para ele. Não se nasce necessariamente empreendedor. Se aprende a ser. Então, empreendedorismo é também um saber e precisa do amparo teórico”, explicou. Segundo Iara, o processo de aprendizagem pressupõe o alcance dos quatro pilares apresentados pela Unesco: aprender a conhecer, a fazer, a ser e a conviver.

 

A secretária de Assistência Social Habitação e Emprego de Guabiruba, Neide Luzeti Hort, avaliou positivamente a capacitação. Para ela, os profissionais puderam verificar a importância do tema na transformação da realidade. “Foi possível entender o empreendedorismo como uma competência humana, que depende de uma formação, preparo, conhecimentos, que devem ser trabalhados com o público que atendemos na secretaria”.

 

Benefícios do Programa para os jovens

•Compreender as diferentes formas de atuação frente à vida e ao mercado de trabalho (dependência, colaboração e/ou autonomia).

•Conhecer as mudanças no mundo do trabalho atual, bem como no mundo dos negócios.

• Compreender o trabalho como elemento fundamental da vida humana.

• Predispor-se a conhecer o mundo do trabalho e dos negócios.  

• Identificar as diferentes oportunidades de inserção no mundo dos negócios.

• Adotar atitudes empreendedoras na condução da própria vida.

• Buscar soluções empreendedoras para agir com autonomia e colaboração.

• Avaliar a sua atual condição e, a partir disso, tomar decisões quanto a possíveis mudanças.

leia também