Roda de conversas tira dúvidas sobre o uso da insulina

24 de agosto de 2018

Administração e Finanças Agricultura APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

A Unidade Básica de Saúde do Imigrantes de Guabiruba recebeu neste mês usuários de insulina para um bate-papo sobre o uso correto da medicação, como seu armazenamento em casa, transporte, uso correto do aparelho que mede a glicemia capilar, aplicação do medicamento e alimentação adequada. A roda de conversas teve a participação dos usuários, equipe da unidade de saúde e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

 

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, e tem como função metabolizar a glicose (açúcar no sangue) para produção de energia. Quando há alguma dificuldade na produção da insulina, a pessoa é diagnosticada com a Diabetes Melitus. E, mensalmente, os usuários buscam na unidade esses medicamentos para o tratamento. Conforme a farmacêutica Heloá Klabunde e a nutricionista Fernanda Habitzreuter, o crescimento desses pacientes culminou com a realização da atividade para sanar as dúvidas.

 

“O grupo mostrou-se bastante participativo e com muitos questionamentos, contribuindo para uma troca de saberes, uma vez que todos são portadores de conhecimentos e podem contribuir para a resolução dos problemas”, avaliou a farmacêutica Heloá, destacando que uma salada de frutas foi servida aos participantes no final do encontro como forma de promover a alimentação saudável.

 

Algumas orientações sobre o medicamento também estão sendo transmitidas pelo canal interno de TV da Prefeitura de Guabiruba, que é veiculado nas unidades básicas de saúde, entre outros pontos localizados nas repartições públicas.

leia também