Stadt da alegria

28 de julho de 2018

Diretoria de Meio Ambiente Notícias

A 14ª Stadtplatzfest reforçou sua tradição germânica nos trajes típicos, decoração e música. Passou a ser realizada no sábado, como na primeira edição, ao invés de domingo e pelo segundo ano ocorre na rua José Fischer e não na rua Brusque. Apesar das adaptações com o passar dos anos, a essência da Stadtplatzfest não muda. Continua sendo a festa da alegria, de celebrar a amizade e à vida. “A gente reúne os amigos e encontra aqueles que não via há tempo”, fala a auxiliar de administração Gisela Martins, de 30 anos.

 

Ela participava do grupo Luluzinhas, que se desfez. “Comecei a montar o Belas Acordadas com 43 amigas. Temos na nossa barraca coisas de meninas. Docinhos, cachorro-quente, chope de vinho”, conta. Já no grupo Capota Beudo, Luiz Otavio Silva, de 25 anos, comprou 15kg de carne e 13kg de verdura para o entrevero servido entre os amigos e visitantes. “É a segunda vez que participamos com esse grupo. Estamos em 63 pessoas”, comenta o morador do bairro São Pedro, Guabiruba.

 

Regados a chope, boa conversa e cardápio variado, pois cada barraca prepara o que mais agrada o paladar, foram 42 grupos inscritos em 2018. Entre eles, os que participam desde a primeira edição, como o 12 de janeiro, confraria formada em 12 de janeiro de 1977. “Nosso grupo existe antes da festa e participamos desde a primeira edição. Está cada vez melhor”, diz Gerson Schaefer, 55 anos, morador do Centro guabirubense.

 

Em cada grupo, há sempre um coordenador. Alguém à frente que inicia a montagem da barraca por volta das 6h para tudo estar pronto quando os amigos chegarem. Na barraca Rancho Velho, participante há 12 anos da Stadtplatzfest, quem puxa a frente é Ildo Schlindwein, 50 anos. “Começou com meu falecido irmão mais velho. Uma pessoa metida na comunidade que todo mundo conhecia e gostava. Viemos uma vez, gostamos e montamos o nosso grupo. Estamos em 51 pessoas”, relata Schlindwein, do bairro Guabiruba Sul. “É muito divertido, muito legal. Momento de conhecer pessoas novas, de brincadeiras e de reencontrar os amigos”, pontua.

 

Nesta edição, um chapeuzinho foi distribuído aos visitantes, bem como a decoração deixou o ambiente mais bonito para os stadtplatzfestinos. O prefeito de Guabiruba, Matias Kohler, destacou que a festa é uma marca da cidade. “Guabiruba é um povo que na sua origem foi muito batalhador. Ao longo dos anos começou a entender que é possível dosar o desafio de sobreviver com a alegria de viver. E o espírito festivo somado ao trabalho empreendedor do guabirubense faz dar certo a história da nossa cidade”, frisou.

 

O vice-prefeito e presidente da comissão organizadora das comemorações de aniversário, Valmir Zirke, reforçou que o município organiza a Stadtplatzfest, mas quem faz a festa são os grupos. “É com muita alegria que realizamos mais uma edição de sucesso dessa festa, que encerra com chave de ouro a programação de aniversário dos 56 anos de Guabiruba”, enfatizou ele, que integra a comissão organizadora do evento desde a primeira edição, em 2004.

 

 

A festa teve também venda de cachorro-quente e doces pela Protegendo os Animais com Todo Amor (PATA), além de chope Gurmàn e Kiezen Ruw, fabricados na cidade, para atender aqueles visitantes sem vínculos com os grupos inscritos. Stadtplatzfest significa Festa na Praça da Cidade, pois era realizada nas imediações da Praça Theodoro Debatin, no Centro, mas popularmente é conhecida como a festa de rua de Guabiruba.

leia também