Show de Talentos do SUS mostra possibilidades de humanizar a saúde

18 de julho de 2018

Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura

O Show de Talentos do SUS realizado na quarta-feira, 18, no Teatro Azambuja, em Brusque, mostrou que é possível cuidar da saúde muito além de remédios, exames e consultas. Por meio da arte, criatividade e representação, os municípios pertencentes ao Comitê Regional de Humanização do Médio Vale do Itajaí, demonstraram que há algo muito especial para que o SUS tenha sucesso: a humanização.

 

Experiências de integração entre usuários e gestores do Sistema Único de Saúde – SUS de toda região foram apresentadas as mais de 250 pessoas presentes no evento. Entre os 42 grupos inscritos, esteve Guabiruba, que mostrou um vídeo das ações da Vigilância Epidemiológica, além das canções do grupo Gute Freunde (Bons Amigos), formado por usuários do SUS e profissionais da saúde guabirubense que ensaiam semanalmente na Unidade Básica de Saúde do Imigrantes com o objetivo de melhorar a saúde mental, o convívio social, o lazer, promovendo o bem-estar e alívio para as dores da alma.

 

Dança, teatro, poesia, artesanato, entre outras expressões artísticas apresentadas carregavam na essência à promoção à saúde. Conforme a coordenadora dos Programas de Saúde de Guabiruba, enfermeira Ana Luiza Erthal Scharf, a humanização do atendimento e do SUS é fundamental para melhorar a gestão e a atenção à saúde. “Falar da humanização do SUS é abordar o ser humano na sua integralidade”, pontuou.

 

Durante a abertura do evento, o prefeito em exercício Valmir Zirke, enalteceu a atividade e a importância de ser possível falar de saúde sem relacionar à doença. “Além de desenvolver talentos e promover a integração entre os profissionais e os pacientes, o Show de Talentos divulga essas diferentes formas de melhorar a saúde e a vida das pessoas. Estão todos de parabéns”, manifestou.

 

O evento é promovido pelo Comitê Regional de Humanização do Médio Vale do Itajaí em parceria com a Prefeitura de Brusque, Gerência de Saúde de Blumenau e Hospital Azambuja e conta com a participação de 14 municípios da região.

leia também