Grande público fortalece Encontro de Mulheres

4 de julho de 2018

Administração e Finanças Agricultura Anexo XII - Demonstrativo das Despesas com Saúde APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura

O tradicional Encontro de Mulheres de Guabiruba chegou a sua décima sexta edição na quarta-feira, 4, reunindo cerca de 300 pessoas no salão São Cristóvão, bairro Aymoré. O aumento em 50 integrantes foi comemorado pela organização, que acompanha o fortalecimento do evento com a adesão cada vez maior do público. “Só temos a agradecer e parabeniza-las por terem tirado um dia para pensar em si e consequentemente nas suas famílias”, comentou a extensionista rural da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e coordenadora do evento, Adalgisa Berger Belotto, na abertura do encontro.

 

Um dos atrativos são as palestras, afirma a moradora do Centro, Clarice Pagoti de Souza, 61 anos. É a terceira vez que ela participa do encontro e neste ano trouxe mais três irmãs. “Eu gosto muito e estou adorando a palestra. Estão sendo apresentadas questões muito pertinentes, que nos fazem pensar”, diz ela, referindo-se ao apresentado pelo médico oncologista clínico Luiz Alberto Silveira, de Florianópolis, em sua palestra Escolha Ser Feliz.

 

O profissional falou sobre os males dos pensamentos negativos e a importância de cultivar os positivos, bem como sobre as pessoas negativas, as quais sempre enxergam somente o lado ruim das situações. “As pessoas que têm com quem contar são mais felizes. As generosas também”, mencionou.

 

Além do oncologista, ministraram palestras durante o dia a Rede Feminina de Combate ao Câncer, servidores da Secretaria Municipal de Saúde sobre a auriculoterapia, oferecida nas unidades básicas, e a descontração ficou por conta de muita música e dança entre as atividades. As participantes também puderam adquirir produtos dos expositores instalados no local, como do Gruarte e Feira de Produtos Locais.

 

O vice-prefeito, Valmir Zirke, observou que o espaço está ficando a cada ano mais lotado. “Inicialmente esse encontro era para as mulheres agricultoras e hoje têm pessoas de todas as idades e de vários segmentos e isso é muito importante”, frisou na abertura do encontro. A conquista de espaço na sociedade pelas mulheres foi destacada por ele e pelas demais autoridades presentes: secretário de Agricultura Moacir Boos, vereadora Rosita Kohler, extensionista da Gerência Regional da Epagri Marta Elizabeth Correia e presidente estadual da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Sonia Rieg Fischer.

 

O XVI Encontro de Mulheres integrou a programação dos 56 anos de Guabiruba e é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, em parceria com a Epagri.

leia também