Sempre é tempo de doar sangue

26 de junho de 2018

Administração e Finanças Agricultura APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

Mais de 20 pessoas participaram da primeira edição da Campanha de Doação de Sangue de Guabiruba realizada no sábado, 23, e que a partir de junho de 2018 se torna permanente. Os interessados entram em contato com a Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone 47 3308-3101 e deixam seus dados. Assim que um grupo de aproximadamente 20 doadores se formar, é realizado o agendamento com o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC), em Blumenau, e um veículo da secretaria é disponibilizado para o transporte, bem como o acompanhamento.

 

“Estou aqui para ajudar o próximo”, fala Eli Lima, doadora há uma década e integrante do time de Guabiruba que acordou cedo no sábado para ir a Blumenau. Experientes na doação ou nem tanto, o que move a atitude nos participantes é a possibilidade de auxiliar alguém que precisa. “Acho muito legal ajudar os outros”, diz Raquel Meiring, 19 anos, sentada na cadeira de doador pela primeira vez. Ela conta que a irmã ficou sabendo da campanha pelas redes sociais e ela decidiu colaborar. Já Daysi Ebele, 20 anos, juntou-se ao grupo seguindo o exemplo dos familiares: “Toda minha família é doadora, então quis participar”.

 

A doadora Viviane Maria Suavi reuniu seis pessoas do seu trabalho, do grupo da SIPAT ¨Bem Nunca Para¨ em prol da causa e Matias Kormann, 57 anos, registrou mais uma doação nos mais de 20 anos que deixa seu sangue à disposição do HEMOSC.

 

A coordenadora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Guabiruba, Ana Luiza Erthal Scharf, explica que a campanha de doação de sangue segue a linha da realizada no ano passado e chamada Fios de Alegria, a qual incentivou a doação de cortes de cabelos para confecção de perucas. “Temos levado cabelos com frequência para o departamento de Oncologia do Hospital Santo Antônio, de Blumenau. A ação iniciou com uma campanha pontual e se tornou permanente. O mesmo ocorre com a doação de sangue, que é fundamental e necessária durante o ano todo”, pontua.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 47 3308-3101.

leia também