Médico começa a atender na Unidade de Saúde São Pedro

14 de junho de 2018

Administração e Finanças Agricultura APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

Após quase dois meses e dois processos seletivos para contratação de médicos sem interessados em assumir a vaga, começou a trabalhar nesta semana o clínico geral Gustavo Zierke na Unidade Básica de Saúde (UBS) São Pedro. O profissional formado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2011 já atuou em Brusque na UBS Águas Claras e passa a completar a equipe da Estratégia da Saúde da Família (ESF) do São Pedro, responsável por atender cerca de 5 mil pessoas residentes no bairro e nas localidades de Alsácia, Lorena e Holstein. Com a contratação, as unidades básicas de saúde ficam com suas equipes completas, embora há ajustes quando os médicos tiram suas férias.

 

O novo médico, que iniciou o trabalho com visitas domiciliares e conhecendo o sistema, elogiou a estrutura e a equipe. Também afirma estar familiarizado com a estratégia da saúde da família devido a experiência em Brusque. “Me sinto bem tranquilo e capaz de realizar esse trabalho com essa equipe muito bem estruturada”, elenca.

 

A unidade do São Pedro funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h, porém todas as segundas-feiras, das 15h às 17h, o atendimento é apenas interno para a reunião de equipe. A coordenadora da Atenção Básica de Guabiruba, Ana Luiza Erthal Scharf, explica que às terças à tarde o atendimento é exclusivo para idosos, às quartas de manhã são realizadas as visitas domiciliares e às quintas à tarde atendem-se gestantes, puérperas e crianças menores de dois anos. “Nos demais períodos o atendimento é normal e as vagas são distribuídas por demanda espontânea (porta), consultas agendadas e emergências”, detalha.

 

As consultas podem ser marcadas pelo telefone 3308-3167 ou pessoalmente. O posto dispõe de aproximadamente cem consultas médicas semanais entre as agendadas, demanda espontânea, urgências e visitas domiciliares, além de outros atendimentos, como odontológicos, administração de medicamentos, retirada de pontos cirúrgicos e curativos em geral.  As três Agentes Comunitárias de Saúde desempenham atividades coletivas, individuais, visitas, busca ativa, orientações à população, e divulgação das promoções à saúde.

 

São ofertados também testes rápidos para detecção de hepatites virais B e C, sífilis e HIV e consultas de pré-natal. A consulta de enfermagem, realizada privativamente pelo enfermeiro está disponível para os usuários, bem como a realização do exame citopatológico do colo do útero (preventivo) e o exame clínico das mamas para detecção precoce de câncer de mama.

 

 

Prefeitura contrata psiquiatra

Encerra amanhã, 15, as inscrições para o processo seletivo que contrata médico especialista em psiquiatria. A carga horária é de 20 horas semanais e o salário R$ 6.296,16. Os interessados podem verificar as informações completas no link: https://goo.gl/S4PVQ8.

leia também