Presidente da Fecomércio participa de reuniões em Brusque e Guabiruba

4 de junho de 2018

Administração e Finanças Agricultura Anexo XII - Demonstrativo das Despesas com Saúde APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Escola Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura educação Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Obras e Serviços Públicos Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), Bruno Breithaupt, esteve em Brusque e Guabiruba na quarta-feira, 30 de maio, oportunidade em que foi recebido pelo presidente do Sindilojas – Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque, Botuverá e Guabiruba, Marcelo Gevaerd.

 

Inicialmente, os empresários marcaram presença no evento Pós NRF (promovido pela Fecomércio/SC em parceria com o Senac/SC e apoio do Sindilojas), que teve como palestrante, o professor alemão Marc Knoppe, que abordou as principais tendências e tecnologias destacadas na Retail´s Big Show 2018, durante a Missão Técnica New York, realizada em janeiro deste ano. Breithaupt saudou os participantes e manifestou satisfação em visitar Brusque. "O objetivo desse evento é oportunizar o compartilhamento de informações e a troca de experiências. É em Nova York que se verifica as maiores tendências de varejo do mundo. Nem tudo que se vê lá é possível aplicar no Brasil, mas há sim, muitas ideias que podem ser colocadas em prática", observou.

 

  Já em Guabiruba, o presidente da Fecomércio, acompanhado pelo professor Marc Knoppe e pelo presidente do Sindilojas, foi recebido pelo prefeito Matias Kohler e por empresários do município. A convite do Sindilojas, os prefeitos de Brusque Jonas Paegle e de Nova Trento, Gian Voltolini, também se uniram ao grupo num almoço no Restaurante Schumacher, para conversar sobre o turismo na região.

 

 

 Marcelo Gevaerd relembrou que em 2017 foi realizado um encontro com prefeitos e diversas autoridades da região na Fecomércio. "Na oportunidade foram iniciadas tratativas de união dos municípios de Brusque, Guabiruba, Botuverá, Nova Trento e Gaspar, com o intuito de fortalecer o turismo por aqui. A partir de então, pensamos em vários projetos, até chegarmos a um circuito de Cicloturismo, que abrange outras possibilidades, como caminhadas. A pedido do Sr. Bruno mantivemos este diálogo com as prefeituras, com empresários e também com o Convention Bureau de Brusque, criando uma comissão para amadurecer o projeto. E hoje, reunimos todas as pessoas envolvidas, para apresentar uma proposta de circuito que engloba mais de 200 quilômetros e que vai possibilitar um maravilhoso passeio de até sete dias, por belezas naturais da nossa região. Estamos felizes, porque essa proposta está saindo do papel e podemos contar também com o Senac e o Sesc, para nos auxiliar nesse trabalho de tornar realidade o Cicloturismo por aqui", salientou Gevaerd, esclarecendo ainda, que quem ficará à frente do projeto a partir de agora é o Convention Bureau.

 

 Para o presidente da Fecomércio, o Cicloturismo vai enriquecer ainda mais a região. "Se trata de uma proposta amparada pelo Sindilojas em parceria com as prefeituras e entidades, que engloba cinco importantes cidades com muitos aspectos a serem explorados e que certamente, será um sucesso. Acredito que com o interesse manifestado pelos prefeitos no encontro de hoje, esse projeto vai atrair um número maior de turistas para a região, proporcionando mais empregos e riquezas aos municípios", considerou Bruno.

 

Para Matias Kohler, prefeito de Guabiruba, o encontro com lideranças e empresários foi bastante produtivo. "Certamente foi um dia de muito aprendizado, de um conteúdo rico dentro dessa aproximação que nós aqui valorizamos muito, entre o poder público e o segmento produtivo privado, e através dessa representatividade das entidades Fecomércio, Sindilojas, AmpeBr, enfim, dos que estavam aqui reunidos, percebemos que temos que somar. E o município de Guabiruba não está fora dessa linha na questão da construção de um turismo regionalizado. Estamos estimulando isso desde 2013, e percebemos que este é o caminho. A economia do país não permite mais que a gente faça para nós de forma isolada. Defendemos a visão de compartilhar os desafios e também os resultados. É isso que está acontecendo", destacou Matias.

 

Ainda durante o encontro que debateu o turismo regional, o presidente da Federação do Comércio fez o convite para uma nova Missão Técnica da entidade. "Agora no mês de junho, teremos uma programação com visitas a cervejarias artesanais e vinícolas da República Tcheca. Temos quatro vagas disponíveis aos municípios interessados em enviar representantes. Em outubro teremos a Missão ao Vale do Silício e possivelmente em setembro, faremos também uma Missão à Grécia, para troca de informações exclusivamente na área do turismo, sendo que também colocaremos convites à disposição das cidades aqui da região", comentou Breithaupt.

 

 

leia também