Vice-prefeito e vereadores participam da Marcha a Brasília

23 de maio de 2018

Diretoria de Meio Ambiente Notícias

O vice-prefeito de Guabiruba Valmir Zirke, o coordenador de convênios, Jethro Mouzes Cordeiro de Barros Silvestre e os vereadores Harri Westarb Neto, Paulo Ricardo Gums e Vilmar Gums estão participando da XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, iniciada na segunda-feira, 21, e que segue até amanhã, 24, no Centro Internacional de Convenção do Brasil - Brasilia/DF. A comitiva do Médio Vale do Itajaí é composta por prefeitos, vice-prefeitos, secretários e vereadores.

 

O evento é realizado anualmente desde 1998 e se tornou a maior mobilização política do Brasil, contanto com a presença de mais de 8 mil participantes. Durante os quatro dias, os desafios comuns dos municípios são debatidos com os diferentes atores.

 

O vice-prefeito Valmir Zirke afirma que além da participação da marcha, o grupo de Guabiruba está visitando gabinetes de deputados e senadores, bem como repartições públicas federais: Ministério do Turismo, Saúde, Esportes, Cidades e Educação. “Foi entregue uma pauta de reivindicações dos prefeitos ao presidente da república”, pontua. “Os recursos estão cada vez mais escassos, mas estamos fazendo a nossa parte em sensibilizar os políticos para que atendam as nossas necessidades e projetos”, complementa.

 

Guabiruba tem projetos nas áreas de saúde, educação, esportes, agricultura, serviços urbanos e turismo.

 

Na abertura do evento, o presidente Michel Temer anunciou a constituição de uma comissão para promover o encontro de contas das dívidas previdenciárias e a atualização da Lei de Licitações, que deve reajustar os valores de licitação congelados há 20 anos.

 

Mais de 160 gestores municipais participaram do encontro, juntamente com outras 250 lideranças municipalistas do estado. Na terça-feira, 22, a Federação Catarinense de Municípios – FECAM promoveu um encontro dos participantes com os deputados federais, os senadores da bancada, o ministro do Turismo, Vinicius Lumertz, e outras autoridades do governo federal. Na ocasião, foi aprovada a proposta de criação do Fundo de Assistência e Defesa Jurídica dos Prefeitos de Santa Catarina (Funadep/SC).

 

 

leia também