3ª Maibaum erguida na rótula do Imigrantes

2 de maio de 2018

APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Notícias

Após seis meses sem a maibaum na rótula entre as ruas Imigrantes, Guabiruba Sul e Brusque, foi erguida com a força de 40 homens a 3ª árvore de maio na terça-feira, 1º, feriado do Dia do Trabalhador. Várias pessoas acompanharam o trajeto do eucalipto de 20 metros e 1.250 quilos - escolhido e cortado em novembro de 2017- que saiu da Pomerânia puxado por dois cavalos, passou pela Escola de Educação Básica Professor Arthur Wippel e seguiu pelas ruas 10 de Junho e Brusque até a rótula onde seria erguido.

 

Grupos de danças e a Orquestra Municipal acompanharam o percurso de caminhões, enquanto outros caminharam os aproximadamente cinco quilômetros entre o ponto de saída até o local de colocação da árvore. Das casas, guabirubenses acenavam e tiravam fotos. A árvore é trocada a cada cinco anos.

 

A tradição do maibaum foi idealizada pelos amigos Fabiano Siegel e Vandrigo Kohler em 2008 quando estiveram na Alemanha e viram os vários tipos de árvores de maio no país. Trouxeram a ideia para cá com adaptações. Eles explicam que a maibaum simboliza a força cultural do povo da cidade. “Sozinho você não consegue levantar ela, tem que ter mais pessoas, depende da união de forças e representa a organização e a união da comunidade”, pontua Siegel.  Vandrigo lembra que em 2008 a árvore tinha 16 metros. “Em 2013 aumentamos para 17 metros e em 2018 passou para 20 metros e 1250 quilos”, destaca.

 

A ação foi uma realização da Associação Artístico Cultural São Pedro com o apoio de empresas da cidade e da Prefeitura Municipal. O prefeito Matias Kohler enaltece as ações de iniciativa cidadã no município. “Além de preservar uma tradição, o maibaum simboliza a importância do trabalho em equipe onde a soma de forças se transforma em grandes resultados. Essa preservação surge de pessoas que se dedicam a este fim. Todos os envolvidos estão de parabéns”, declara.

leia também