Notícias
Pesquisador da genealogia alemã visita Prefeitura
3 de abril de 2018
Após realizar o 1º Seminário Sul-Americano de Genealogia Alemã na Casa de Brusque na tarde de segunda-feira, 2 de abril, o presidente da instituição alemã Deutsche Arbeitsgemeinschaft Genealogischer Verbände e. V. (DAGV), Dirk Weissleder, visitou a Prefeitura de Guabiruba. Acompanhado de integrantes da Casa de Brusque, Weissleder foi recebido pelo prefeito Matias Kohler, vice Valmir Zirke e presidente da Câmara de Vereadores, Cristiano Kormann. Participaram do encontro ainda os integrantes da Casa de Brusque, Ricardo José Engel e Roque Luiz Dirschnabel, a vereadora Rosita Kohler, o alemão e morador da localidade do Holstein, Albert Merz, o presidente da GenealogiaRS, Nélio Schmidt, o estagiário alemão da Prefeitura, Marius Riffel, entre outros assessores.
A DAGV é uma entidade “guarda-chuva” que reúne outras e tem como finalidade promover o trabalho relacionado ao conteúdo e intercâmbio entre as associações membros e representar os interesses dos genealogistas no mundo profissional e no público como um todo. A DAGV vai completar 70 anos com 69 associações membros, que por sua vez representam cerca de 22 mil membros individuais.
O presidente do Conselho Editorial da Casa de Brusque, Roque Luiz Dirschnabel, explicou que a GenealogiaRS se associou a DAGV, parceria que resultou no lançamento do livro Famílias de origem alemã no estado de Santa Catarina, com artigos de autores de Guabiruba e Brusque. “A comitiva esteve no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina e além de Brusque e Guabiruba passarão por Blumenau e Pomerode. O grupo pesquisa a genealogia de famílias alemãs na América do Sul”, destacou Dirschnabel.
O prefeito Matias Kohler se colocou à disposição dos visitantes para firmar novas parcerias de interesse comum, principalmente visando convencer os mais jovens da importância do intercâmbio cultural. “Tanto a DAGV quanto a GenealogiaRS estão oportunizando ao município conhecer mais sobre a genealogia alemã e isso nos permite identificarmos de forma mais precisa as nossas origens”, frisou.