Pesquisador da genealogia alemã visita Prefeitura

3 de abril de 2018

APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Notícias Procuradoria-Geral

Após realizar o 1º Seminário Sul-Americano de Genealogia Alemã na Casa de Brusque na tarde de segunda-feira, 2 de abril, o presidente da instituição alemã Deutsche Arbeitsgemeinschaft Genealogischer Verbände e. V. (DAGV), Dirk Weissleder, visitou a Prefeitura de Guabiruba. Acompanhado de integrantes da Casa de Brusque, Weissleder foi recebido pelo prefeito Matias Kohler, vice Valmir Zirke e presidente da Câmara de Vereadores, Cristiano Kormann. Participaram do encontro ainda os integrantes da Casa de Brusque, Ricardo José Engel e Roque Luiz Dirschnabel, a vereadora Rosita Kohler, o alemão e morador da localidade do Holstein, Albert Merz, o presidente da GenealogiaRS, Nélio Schmidt, o estagiário alemão da Prefeitura, Marius Riffel, entre outros assessores.

 

A DAGV é uma entidade “guarda-chuva” que reúne outras e tem como finalidade promover o trabalho relacionado ao conteúdo e intercâmbio entre as associações membros e representar os interesses dos genealogistas no mundo profissional e no público como um todo. A DAGV vai completar 70 anos com 69 associações membros, que por sua vez representam cerca de 22 mil membros individuais.

 

O presidente do Conselho Editorial da Casa de Brusque, Roque Luiz Dirschnabel, explicou que a GenealogiaRS se associou a DAGV, parceria que resultou no lançamento do livro Famílias de origem alemã no estado de Santa Catarina, com artigos de autores de Guabiruba e Brusque. “A comitiva esteve no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina e além de Brusque e Guabiruba passarão por Blumenau e Pomerode. O grupo pesquisa a genealogia de famílias alemãs na América do Sul”, destacou Dirschnabel.

 

O prefeito Matias Kohler se colocou à disposição dos visitantes para firmar novas parcerias de interesse comum, principalmente visando convencer os mais jovens da importância do intercâmbio cultural. “Tanto a DAGV quanto a GenealogiaRS estão oportunizando ao município conhecer mais sobre a genealogia alemã e isso nos permite identificarmos de forma mais precisa as nossas origens”, frisou.

leia também