Regras do Transporte Escolar são reforçadas

15 de março de 2018

Administração e Finanças Agricultura Anexo XII - Demonstrativo das Despesas com Saúde APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

A Prefeitura de Guabiruba realizou uma reunião na Câmara Municipal de Vereadores na quarta-feira, 14, com a Polícia Militar e pais de alunos usuários do transporte escolar para reforçar as regras de utilização do transporte. São transportados aproximadamente 1,5 mil alunos por dia da rede municipal e estadual de ensino.

 

O encontro foi conduzido pelo prefeito Matias Kohler, secretária de educação Edna Maria da Silva Jasper e policial militar Marcos Urach e motivado após a circulação de vídeos em que um motorista se exalta com os estudantes e outro em que os alunos não se comportam de forma adequada dentro do ônibus.

 

A Prefeitura advertiu verbalmente o condutor do veículo e reuniu os pais dos alunos identificados nas gravações para reforçar as regras, uma delas a obrigatoriedade da carteirinha. Os estudantes das escolas estaduais têm até segunda-feira, 19, para se adequarem. Outra medida adotada foi a fixação nos ônibus de avisos com as obrigações dos passageiros, tais como contribuir para a conservação dos bens públicos utilizados na prestação dos serviços de transporte; zelar pela integridade física e moral dos demais usuários do serviço, respeitando as normas de civilidade e de boa convivência; comparecer aos locais e horários, nas paradas estabelecidas; acatar todas as orientações emanadas do condutor e dos acompanhantes designados pelo município.

 

Um documento com as regras foi entregue aos pais, bem como encaminhado às escolas para que todos tenham ciência dos deveres e obrigações para garantir o direito ao transporte, que é gratuito e efetuado por veículos próprios da Prefeitura, que atendem alunos da zona rural e urbana.

 

Ficou reforçado ainda que as denúncias de ilegalidades ou outras infrações dos condutores e demais envolvidos no transporte escolar, devem ser apresentadas por escrito e assinadas pelos pais ou responsáveis e que estes devem acompanhar os usuários até os locais de embarque e desembarque. Em caso de descumprimento das obrigações elencadas serão notificados os pais ou responsáveis e caso for necessário será retirada a carteira de identificação do transporte escolar do aluno que descumprir com suas obrigações.

 

Se for necessário, a Secretaria Municipal de Educação repassará as situações ao Conselho Tutelar ou à Polícia Militar para as devidas providências.

 

leia também