Evento homenageia merendeiras pela passagem do seu dia

4 de abril de 2014

Administração e Finanças Agricultura Anexo XII - Demonstrativo das Despesas com Saúde APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Cadastro Único para Programas Sociais Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Diretoria de Manutenção Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

Gostar de criança, de cozinhar, ser dedicada, amiga, ter paciência, ser compreensiva e, acima de tudo, gostar do que faz. São esses ingredientes que compõem uma boa merendeira, avisa Lourdes D. Voltolini, que trabalha há 21 anos na rede municipal de ensino cozinhando para os alunos. Profissional da Escola Municipal Edeltrudes Wippel Heil, bairro Aymoré, ela conta que muita coisa mudou na profissão nos últimos 20 anos. “A gente precisou se adaptar as mudanças que surgiram com o passar do tempo, mas nada de dificuldades. O trabalho está mais leve, mais prático. Posso dizer que a escola é a minha segunda casa. Tem coisas que em casa eu deixo pra lá, mas faço na escola”, fala Lourdes durante a confraternização em homenagem ao Dia da Merendeira, promovido pela Secretaria de Educação de Guabiruba na quinta-feira, 3.  

O evento contou com dança, música, bingo e integração entre as participantes. Entre uma conversa e outra, é unanimidade ser o reconhecimento dos alunos uma das principais recompensas da profissão de merendeira. “A gente passa na rua e quando encontra os alunos, que já saíram da escola há muito tempo, eles vem perguntar ‘como você está merendeira?’. Sem contar o sorriso das crianças, a gente chega a ganhar presentes, cartões delas”, relata Iliane Regina Baron, conhecida como Baixinha, 49 anos, 21 deles dedicados à profissão na Escola Básica Municipal Professora Anna Othília Schlindwein, Guabiruba Sul. 

Os encontros entre as profissionais ocorrem durante os cursos de capacitação e, neste ano, a Secretaria de Educação realizou um encontro a mais para homenagear as profissionais. Conforme a secretária de Educação, Edna Maria da Silva Jasper, o objetivo do evento foi também propiciar a confraternização entre as merendeiras. “Foi uma forma que encontramos de valorizá-las e demonstrar a importância das suas atribuições no processo de ensino aprendizagem”, pontuou a secretária. 

Marcaram presença no encontro o prefeito, Matias Kohler, o vice, Valmir Zirke e a presidente do Conselho de Alimentação Escolar, Janir Marileia Polheim, além da equipe da Secretaria de Educação que coordena o programa de Alimentação Escolar.

 

leia também