Guabiruba lança Edital do Fundo Municipal de Cultura Nivaldo Kormann

1 de abril de 2014

APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Notícias Procuradoria-Geral

Até 30 de abril a Fundação Cultural de Guabiruba recebe as inscrições de projetos no Edital do Fundo Municipal de Apoio à Cultura denominado Nivaldo Kormann, que regulamenta a concessão de R$ 39 mil destinados a incentivar as atividades culturais da cidade. Os projetos devem ter valor máximo de R$ 7.800 e abrangerem as áreas do teatro, dança, circo, música, audiovisuais, literatura, patrimônio material e imaterial, artes populares, artesanato, artes visuais, artes gráficas e artes integradas durante o ano de 2014. Para participar, é necessário que o interessado resida em Guabiruba há pelo menos dois anos.  

De acordo com o superintendente da Fundação Cultural, Gilmar José Celva, o objetivo do Edital é promover a circulação de bens culturais do município, deixar a cultura acessível à população, além de incentivar a pesquisa da diversidade cultural e dos processos de criação. “Queremos também contribuir para a profissionalização dos grupos locais e alavancar o mercado cultural através da geração de trabalho e renda, priorizando os artistas locais”, pontua. Ele também reforça que os trabalhos serão analisados por uma banca de análise formada por três pessoas da área. 

O projeto deverá ser entregue diretamente na Fundação Cultural, na rua 10 de Junho, n° 90, de 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.   

Edital homenageia Nivaldo Kormann, popular “Nega” 

O Edital de Apoio à Cultura leva o nome de Nivaldo Kormann (in memorian), um homem dedicado à cultura da cidade. Nascido em 19 de julho de 1952, iniciou seus trabalhos na Fanfarra Concórdia, de Guabiruba, com 20 anos, participando ativamente do grupo durante toda a sua vida. Foi trompetista por três anos da Fanfarra Anna Othília Schlindwein e por mais de 30 anos participou do Coral Cristo Rei ao lado do irmão Valdemiro Kormann.  

Filho de Tharcisio e Maria Leopoldina, deixou sua marca no folclore da cidade com seus desfiles e apresentações com bicicletas modificadas. Entre os anos de 1978 e 1980 se transformava em Pelznickel com a chegada do Natal. Durante o ano, no entanto, sua atuação era na Associação de Pais e Professores da Escola Professor João Boos. 

Com o dom de falar em público, era sua voz que ecoava nas rodas de fortuna do município e nas serenatas e alvoradas festivas. Trabalhou na antiga Fiação e tecelagem São José por 30 anos  e foi o primeiro instrutor da autoescola Fischer. Faleceu  no dia 23 de dezembro de 2003.

Clique aqui para baixar o edital.

 

leia também