Implantado posto de atendimento do SINE em Guabiruba

18 de março de 2014

Administração e Finanças Notícias

A partir desta semana Guabiruba passa a ter um posto de atendimento do Sistema Nacional de Emprego – SINE, funcionando das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30 na Casa da Cidadania, na rua José Fischer, n°76. O lançamento do novo serviço ocorreu na manhã de terça-feira, 18, na presença de autoridades municipais e regionais do Sine. A iniciativa visa aprimorar o atendimento na área do trabalho, buscando a qualidade de vida do trabalhador e o desenvolvimento da cidade. Uma das ações será identificar as vagas e as pessoas que delas necessitam e, mais que isso, qualificar a mão de obra existente, por meio de cursos. 

O prefeito Matias Kohler lembrou que o município cresce e os serviços disponíveis à comunidade também. Afirmou que a instalação do SINE é uma conquista para Guabiruba. “Vamos oportunizar empregos, mão de obra qualificada, que irá fortalecer o comércio, a indústria e os próprios trabalhadores”, disse.  O presidente do Poder Legislativo, Waldemiro Dalbosco, também enalteceu a iniciativa.  “Faz tempo que estamos na luta para que nossa cidade seja independente em todos os sentidos: econômicos, de serviços, enfim, de ter a sua vida própria. O SINE representa um passo adiante. É fácil passar pela cidade e ver várias placas de ‘há vagas’, ‘temos vagas’, ‘estamos contratando’. E muitas vezes as empresas não conseguem preencher essas vagas por causa da falta de qualificação”, pontuou Dalbosco. 

O coordenador da Casa da Cidadania, Luiz Antônio da Silva Machado, explica que as tratativas para trazer o SINE até o município iniciaram em 2013.  Ele fará o contato com as empresas e realizará um levantamento das vagas disponíveis. “As pessoas que estão desempregadas já podem nos procurar para que seja realizado o cadastro”, afirmou. 

Tanto o coordenador do SINE em Brusque, Gilson Rodrigues dos Santos, quanto a supervisora de Blumenau, Sandra Regina Schatz, destacaram a importância do serviço na cidade. Santos apresentou números do Ministério do Trabalho, sendo que em 2013 o número de admitidos foi 2.806 e desligados 2.640.  

Além de vereadores, secretários municipais e diretores, marcou presença no encontro a coordenadora do Núcleo de Empresários, Luana Schumacher Vaz, que comemorou a iniciativa. “Só temos a ganhar, pois a ação vai otimizar a nossa mão de obra, gerar mais renda para o funcionário e engrandecer a economia do município. Com a mão de obra qualificada eu acredito que irá diminuir a rotatividade nas empresas, a geração de emprego será estabilizada e as vagas de emprego preenchidas”, avaliou.    

Movimentação 2013

Admitidos: 2.806

Desligados: 2.640

Saldo: 166 

Número de Carteiras Assinadas

Indústria: 4.472

Construção Civil: 213

Comércio: 710

Serviços: 452

Agropecuária: 34 

Fonte dos dados: Ministério do Trabalho 

leia também