Implantado posto de atendimento do SINE em Guabiruba

18 de março de 2014

Administração e Finanças Agricultura Anexo XII - Demonstrativo das Despesas com Saúde APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Diretoria de Compras e Licitações Diretoria de Escola Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Projetos Diretoria de Recursos Humanos Diretoria de Tecnologia e Informação Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Obras e Serviços Públicos Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

A partir desta semana Guabiruba passa a ter um posto de atendimento do Sistema Nacional de Emprego – SINE, funcionando das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30 na Casa da Cidadania, na rua José Fischer, n°76. O lançamento do novo serviço ocorreu na manhã de terça-feira, 18, na presença de autoridades municipais e regionais do Sine. A iniciativa visa aprimorar o atendimento na área do trabalho, buscando a qualidade de vida do trabalhador e o desenvolvimento da cidade. Uma das ações será identificar as vagas e as pessoas que delas necessitam e, mais que isso, qualificar a mão de obra existente, por meio de cursos. 

O prefeito Matias Kohler lembrou que o município cresce e os serviços disponíveis à comunidade também. Afirmou que a instalação do SINE é uma conquista para Guabiruba. “Vamos oportunizar empregos, mão de obra qualificada, que irá fortalecer o comércio, a indústria e os próprios trabalhadores”, disse.  O presidente do Poder Legislativo, Waldemiro Dalbosco, também enalteceu a iniciativa.  “Faz tempo que estamos na luta para que nossa cidade seja independente em todos os sentidos: econômicos, de serviços, enfim, de ter a sua vida própria. O SINE representa um passo adiante. É fácil passar pela cidade e ver várias placas de ‘há vagas’, ‘temos vagas’, ‘estamos contratando’. E muitas vezes as empresas não conseguem preencher essas vagas por causa da falta de qualificação”, pontuou Dalbosco. 

O coordenador da Casa da Cidadania, Luiz Antônio da Silva Machado, explica que as tratativas para trazer o SINE até o município iniciaram em 2013.  Ele fará o contato com as empresas e realizará um levantamento das vagas disponíveis. “As pessoas que estão desempregadas já podem nos procurar para que seja realizado o cadastro”, afirmou. 

Tanto o coordenador do SINE em Brusque, Gilson Rodrigues dos Santos, quanto a supervisora de Blumenau, Sandra Regina Schatz, destacaram a importância do serviço na cidade. Santos apresentou números do Ministério do Trabalho, sendo que em 2013 o número de admitidos foi 2.806 e desligados 2.640.  

Além de vereadores, secretários municipais e diretores, marcou presença no encontro a coordenadora do Núcleo de Empresários, Luana Schumacher Vaz, que comemorou a iniciativa. “Só temos a ganhar, pois a ação vai otimizar a nossa mão de obra, gerar mais renda para o funcionário e engrandecer a economia do município. Com a mão de obra qualificada eu acredito que irá diminuir a rotatividade nas empresas, a geração de emprego será estabilizada e as vagas de emprego preenchidas”, avaliou.    

Movimentação 2013

Admitidos: 2.806

Desligados: 2.640

Saldo: 166 

Número de Carteiras Assinadas

Indústria: 4.472

Construção Civil: 213

Comércio: 710

Serviços: 452

Agropecuária: 34 

Fonte dos dados: Ministério do Trabalho 

leia também