Meninas entre 11 e 13 anos são vacinadas contra o HPV

12 de março de 2014

Administração e Finanças Agricultura Anexo XII - Demonstrativo das Despesas com Saúde APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

Iniciou na segunda-feira, 10, e segue até a próxima sexta-feira a Estratégia de HPV, uma campanha desencadeada em todo Brasil e também realizada nas escolas de Guabiruba que consiste na vacinação de meninas entre 11 e 13 anos. As que não estudam na rede municipal de ensino e estão na faixa etária indicada pelo Ministério da Saúde devem procurar a Policlínica para se protegerem do HPV, causado pelo Papiloma Vírus Humano, e também conhecido como verruga genital. O HPV é uma doença sexualmente transmissível. 

A enfermeira responsável pela campanha, Ana Lucia Tolentino, explica que o foco desta vacina é a alta incidência e mortalidade de câncer do colo do útero, que é um problema de saúde pública. “No mundo, a segunda causa de morte entre mulheres é o câncer. No Brasil, é o segundo tipo de câncer mais frequente entre as mulheres e em Santa Catarina o colo do útero ocupa a 6ª posição”, explica a enfermeira. 

Segundo ela, a implantação da vacina de HPV é nova no calendário vacinal e para tomar a vacina é importante que as meninas levem para a escola ou Policlínica a caderneta de vacinação. “As meninas que vão completar 11 anos este ano terão direito à vacina, mas devem procurar a Policlínica quando tiverem a idade completa”, explica Ana Lucia.   

O que é HPV?    

A principal forma de transmissão do vírus do HPV é pela via sexual. O uso da camisinha durante a relação sexual geralmente impede a transmissão do HPV, que também pode ser transmitido para o bebê durante o parto.  A infecção pelo HPV normalmente causa verrugas de tamanhos variáveis. No homem, é mais comum na cabeça do pênis (glande) e na região do ânus. Na mulher, os sintomas mais comuns do HPV surgem na vagina, vulva, região do ânus e colo do útero. As lesões do HPV também podem aparecer na boca e na garganta. Tanto o homem quanto a mulher podem estar infectados pelo vírus sem apresentar sintomas.  

leia também