Notícias
Famílias prestigiam teatro de sombras no Aymoré
22 de fevereiro de 2018
Várias crianças acompanhadas de familiares prestigiaram a peça teatral O Marujo e a Tempestade – Bolha Luminosa, da Cia Teatro Lumbra/Clube da Sombra (RS), apresentada na noite de quarta-feira, 21, no Ginásio da Escola Municipal de Educação Básica Padre Germano Brandt. O espetáculo chegou ao município pelo 3º BQ (en)cena, executado pela Prisma Cultural, e teve o apoio da Prefeitura de Guabiruba, por meio da Fundação Cultural. A peça percorreu também as cidades de Brusque e Nova Trento.
Após ganhar pipoca e ouvir a contação de histórias de Emiliano Souza, o público conferiu a história do teatro de sombras, que mostrou um jovem marujo sendo atingido por uma tempestade e caindo ao fundo do mar, sendo salvo pela sua amada.
Com direção e concepção de Alexandre Fávero, o espetáculo teve apenas trilha sonora e as sombras, sem falas. “O balão é muito leve e feito de material sintético costurado. Em menos de 10 minutos está cheio de ar, permitindo que os artistas entrem com equipamentos de projeção para a execução da performance de luzes, sombras e efeitos especiais”, explica Fávero.
A Bolha Luminosa Estreou em 2005, em Curitiba, Paraná, e faz parte das dinâmicas experimentais da Cia Teatro Lumbra, utilizando diferentes linguagens para difundir o teatro de sombras e fomentar a busca de novas ferramentas originais de projeção.