Acessibilidade nas Unidades de Saúde começa pelo Lageado Baixo

6 de fevereiro de 2018

Administração e Finanças Agricultura APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

A Prefeitura de Guabiruba, por meio das Secretarias de Saúde e de Planejamento Urbano e Infraestrutura, está concluindo a execução de obras de acessibilidade na Unidade Básica de Saúde Lageado Baixo. O objetivo, a médio e longo prazo, é tornar os espaços públicos municipais mais acessíveis para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e atender a uma ação civil pública movida pelo Ministério Público de Santa Catarina, que elegeu como iniciativa estratégica no Plano Geral de Atuação em 2015 o Projeto Acessibilidade nos Postos e nas Unidades Básicas de Saúde.

 

Conforme a arquiteta e urbanista da Secretaria de Planejamento Urbano e Infraestrutura de Guabiruba, Débora Carolina Silveira Battaglini Barroero, o município executa as alterações de acordo com a NBR 9050, norma brasileira que trata sobre a acessibilidade de edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.

 

“Internamente foram colocados pisos podotáteis para que o deficiente visual consiga andar naquele espaço de forma independente, placas de sinalização em braile para indicar os acessos e a adequação de todos os sanitários com recolocação de barras de apoio e lavatórios suspensos”, relata Débora.

 

As obras iniciaram em 2017 internamente e com a pavimentação da rua Dalila Zabel, via que dá acesso à UBS Lageado Baixo. As demais unidades a receberem as melhorias serão definidas conforme repasse de recursos do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ).

 

A estimativa da Secretaria Municipal de Saúde de Guabiruba é que existam cerca de cem usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com deficiência física. Conforme a secretária, Patricia Heiderscheidt, as obras são importantes, pois cumprem com a obrigação do Estado de garantir a acessibilidade e facilitar o atendimento a todos. “O desafio é gerenciar os recursos e por isso essas obras estão sendo feitas de forma gradativa, conforme os recursos disponíveis para os investimentos”, afirma.

 

 

leia também