Cozinheiras e serventes em capacitação

5 de fevereiro de 2018

Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura

Além dos professores públicos da rede municipal de ensino, cozinheiras e serventes das unidades escolares guabirubenses também estiveram em contato com novos conhecimentos antes do início do ano letivo. Mais de 50 profissionais participaram de palestras e dinâmicas na Câmara de Vereadores nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro. A capacitação ocorre periodicamente e é executada pela Secretaria de Educação, por meio do Setor de Nutrição.

 

As atividades iniciam com a psicóloga do Atendimento Especializado, Fernanda Albrecht, ministrando a palestra “Do que é Capaz uma Mulher?”. “O objetivo foi a valorização pessoal e o fomento das conquistas pessoais”, pontuou a psicóloga. Na sequência, a Oficina da Beleza propiciou a troca de experiências entre as participantes enquanto faziam massagem, manicure, cabelo, entre outras atividades de valorização pessoal e de autoestima.

 

Nutrição em pauta

 

A capacitação contou com a palestra PANCS – Plantas Alimentícias Não Convencionais, momento em que a responsável pelas atividades de extensão da Epagri, Adalgiza Berger Belottto, apresentou os benefícios que as plantas podem trazer ao cotidiano. “Dentre as PANCS existentes, podemos destacar a ora-pro-nóbis, rica em proteínas, sendo conhecida na região nordeste como a “carne de pobre”; beldroega, muitas vezes desconhecida, é fonte de ômega 3 e 6; açafrão, sendo um poderoso anti-inflamatório; e, ainda, a moringa, a árvore da vida, poderosa fonte de aminoácidos e nutrientes importantes a nossa saúde”, explicou ela, que em conjunto com a equipe de nutrição da Secretaria de Educação, esteve em algumas escolas plantando a orapro-nóbis. A Epagri também disponibiliza mudas à população.

 

No evento, a nutricionista da Secretaria de Educação, Elisa Cristina Vidotto Bruns, falou sobre a implantação do Centro de Distribuição, que se trata de uma unidade responsável pelo recebimento, controle e distribuição da merenda escolar. Ainda, Elisa destacou aspectos normativos do trabalho das cozinheiras e serventes, bem como trouxe ideias e sugestões para incrementar o buffet nas unidades escolares.

 

Já o nutricionista Marcelo Bauer Carlini apresentou um tema cada vez mais presente no dia a dia da escola: as alergias e intolerâncias alimentares. “As alergias e intolerâncias sempre estiveram no cotidiano das pessoas, mas em virtude do conhecimento tecnológico, e de exames mais precisos, atualmente o diagnóstico fica mais facilitado. O que promove aos sujeitos maior qualidade de vida, longe dos desconfortos que as alergias e as intolerâncias podem provocar”, enfatizou.

leia também