Cerca de 600 alunos participam da palestra “Lutando contra as drogas”

5 de outubro de 2012

Notícias

Os malefícios provocados pelo uso de entorpecentes foi tema da palestra “Lutando contra as drogas”, ministrada por Sérgio Roberto Pereira e Ademir Luiz Fischer, da Fazenda Canaã, para aproximadamente 600 alunos das 7ª e 8ª séries da rede pública municipal de ensino. Por meio de vídeos, depoimentos e debates, os estudantes tiveram acesso à realidade da vida dos dependentes químicos. “O importante é que eles saiam daqui confrontados com essa realidade, que não está  na mídia”, disse o pastor e presidente da Fazenda Canaã, Ademir Luiz Fischer, durante o encontro realizado na Escola de Educação Básica Professor Carlos Maffezzolli.  

Segundo ele, cinco pessoas de Guabiruba já passaram pela fazenda e foram reintegradas na sociedade, atualmente três ainda estão em fase de recuperação. “Nosso objetivo é mostrar para os dependentes de drogas e de álcool que temos uma solução, um caminho. E não adianta trabalhar só com o dependente, trabalhamos com a família, pois ela é a célula da sociedade”, pontuou. 

Entre os alunos presentes na palestra estava Márcio Daniel de Araújo Luiz, 13 anos, que mora há cinco em Guabiruba. A palestra o fez lembrar um primo que perdeu para as drogas em Foz do Iguaçu (PR) e reforçou algumas consequências do uso de entorpecentes. “Achei importante o que foi dito sobre os problemas que podem acontecer quando se dirige bêbado e os tipos de doenças que surgem, como câncer por causa do cigarro”, ressaltou. 

Para a diretora da Escola Básica Municipal Professora Arthur Wippel, Vilma Riffel, esse tipo de trabalho é importante, pois deixa os adolescentes mais atentos e críticos em relação ao assunto. “Esperamos que a droga nunca chegue à nossa escola, mas sabemos que ela é uma realidade de algumas famílias, por isso esses depoimentos dados aqui sensibilizam os estudantes e eles gravam a mensagem de prevenção”, avaliou. 

O evento, realizado pela Secretaria de Educação, contou com a arrecadação de alimentos não perecíveis e produtos de higiene e limpeza entregue aos palestrantes que realizam seu trabalho de forma voluntária.

 

 

Publicado: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Guabiruba

leia também