Educadores envolvidos no programa Escola Ativa visitam Guabiruba

20 de setembro de 2012

Notícias

Educadores do programa Escola Ativa estiveram em Guabiruba para conhecer as escolas municipais Paulo Schmidt, Planície Alta e Edeltrudes Wippel Heil e ver de perto os projetos realizados nas escolas multisseriados integrantes do programa, cujo objetivo é melhorar a qualidade do desempenho escolar em ambientes em que alunos do 1º e 5º anos dividem as mesmas salas de aulas.  

Visitaram as escolas a coordenadora do Instituto do Campo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenadora do programa em Santa Catarina, Claudia Glavam Duarte e as supervisoras do programa Ana Luzia Nunes Caritá e Lilian Maia Rodrigues, ligadas à Secretaria Estadual de Educação. Elas foram recebidas na prefeitura pela secretária de Educação de Guabiruba, Iracema Catarina Conceição Becker e pela coordenadora do programa no município, Priscila Salazar Dauer Fagundes. “É importante que esse grupo conheça nossa realidade até para elaborar os projetos e capacitações conforme as nossas necessidades”, avaliou Iracema. 

Durante a visita, a coordenadora do programa enfatizou que o Ministério da Educação e a UFSC estão muito interessados na revitalização das escolas multisseriadas, também conhecidas como Escolas de Campo. “A gente entende que é um direito da criança estudar na comunidade na qual está inserida. Trabalhamos com os municípios, como Guabiruba, com formações em Florianópolis, focando no trabalho pedagógico voltado para essas crianças de escolas bisseriadas e multisseriadas”, destacou Claudia. Ela enfatizou ainda que o programa é reconhecido em outros países e que resgata a identidade do campo. “Fizemos fissuras no pensamento de que a cidade é um local privilegiado e a escola da sede é melhor, que o urbano é melhor que o rural. O campo tem muito a oferecer”, destacou ela, frisando que a qualidade do ensino nessas escolas está garantida principalmente pelos projetos que levam em conta os diferentes níveis de cada aluno. 

As últimas atividades das escolas guabirubenses realizadas pelo programa foram o resgate cultural e histórico da comunidade a partir de entrevistas e pesquisas com moradores de idade mais avançada. 

Publicado por: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Guabiruba

leia também