Ciclo de palestras promove conscientização ambiental entre estudantes

14 de setembro de 2012

Notícias

Os alunos do 5º ano e 8ª série da Escola de Educação Básica Professor Carlos Maffezzolli e da Escola Básica Municipal Padre Germano Brandt tiveram uma aula diferenciada. Reunidos no auditório do colégio Carlos Maffezzolli, bairro São Pedro, eles participaram da palestra “A Reciclagem e Nossas Atitudes” ministrada pela coordenadora do Grupo de Trabalho Ambiental Municipal – GTAM de Brusque, Kelle Cristina Leite Hensche, que falou aos alunos sobre a nova política de resíduos sólidos - lei 12.305. Ela abordou ainda temas como logística, reversa e responsabilidade partilhada. “É importante ser mais seletivo nas compras e não ceder ao consumismo exagerado na adolescência”, alertou. 

Além de promover a consciência ambiental, a palestra foi realizada para incentivar o envolvimento dos estudantes com o projeto Lixo Zero, uma realidade nas duas escolas, a qual retira as lixeiras das salas de aula durante dois dias na semana para gerar uma fiscalização maior por parte dos alunos com sua produção de lixo. “Isso tem gerado uma grande repercussão entre alunos e professores, mas precisamos promover a conscientização ambiental que a gente tanto fala e chega a ser chato, mas que é de extrema importância para vivermos melhor”, frisou o professor de Ciências, Fabiano Butsch, organizador do Ciclo de Palestras que terá mais dois debates nos próximos meses envolvendo outras séries. 

Para o diretor da escola Carlos Maffezzolli, Thomaz Nagel, que também é biólogo, o debate sobre o assunto com os estudantes é fundamental. “Se nós e as futuras gerações não pensarmos nessa preservação quanto tempo de vida saudável vamos ter nesse planeta? Doenças, misérias, isso tudo está relacionado à destruição da Terra. E são atos como essa palestra, aliados a práticas no ambiente escolar e familiar que farão um futuro melhor”, pontuou.  

A aluna da 8ª série Crislaine Pires de Souza, 14 anos, contou que a retirada de lixeiras na escola refletiu em atitudes de toda família. “Eu falei lá em casa para a minha mãe e a família achou legal e se envolveu com a separação do lixo e com algumas dicas de como produzir menos lixo”, disse.  Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 9948-9630 com o professor Fabiano Butsch.

Publicado por: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Guabiruba

leia também