Notícias
Estudantes de Guabiruba participam da XV Feira Regional de Matemática
12 de setembro de 2012
Alunos de quatro escolas municipais de Guabiruba participam na próxima sexta-feira, 14 de setembro, da XV Feira Regional de Matemática e IV Feira de Ciências e Tecnologias do Estado de Santa Catarina realizada em São João Batista, a partir das 8h. Estudantes e professores das escolas Professor Arthur Wippel, Paulo Schmidt, Edeltrudes Wippel Heil e Professora Ida Silva Debatin organizam os preparativos finais de suas apresentações e exposições de trabalhos. O objetivo do evento é promover e incentivar os estudos nas áreas das Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias.
De acordo com a secretária de Educação, Iracema Catarina Conceição Becker, esse é um momento importante para os alunos, que mostram suas competências tanto para as escolas da região quanto para a comunidade que prestigia a feira. “Os alunos apresentam o conteúdo trabalhado na escola e a matemática não só como contas, mas como ela acontece na vida e no dia a dia das pessoas”, enfatiza.
A 8ª série da escola Professor Arthur Wippel apresenta o trabalho “Números Mágicos”, enquanto “A Matemática das Contas” é o título do trabalho apresentado pelos 2º e 3º anos da Edeltrude Wippel Heil. Já o Pré III da escola Paulo Schmidt expõe o trabalho “Aprendendo Matemática com a Joaninha” e os Prés II e III da instituição Professora Ida Silva Debatin apresentam “Descobrindo a Matemática com Romero Brito”. No ano passado, a etapa regional da feira foi realizada em Brusque e duas escolas guabirubenses foram para a etapa estadual: Germano Brandt e Arthur Wippel.
Importância da participação
Para a professora e coordenadora dos Anos Iniciais, Carmen Regina Ebele, o que mais vale em eventos como este é ver “o aluno aprender, ensinar, interagir com o conhecimento e com o outro, construindo-se como um ser autônomo, crítico e criativo”. A professora e coordenadora da Educação Infantil do município, Priscila Salazar Dauer Fagundes afirma que “envolver as crianças com o conhecimento matemático desperta nelas o interesse que possibilita o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático por meio de brincadeiras”. Já para o professor e coordenador dos Anos Finais, Jair Soares de Oliveira, esta é uma “oportunidade em que professores e alunos mostram que a matemática pode ser divertida e interessante”.
Saiba Mais
A Feira Regional de Matemática abrange escolas da rede pública estadual, rede pública municipal e rede particular de ensino dos oito municípios de abrangência da Secretaria de Desenvolvimento Regional. Segundo a supervisora de Educação Básica e Profissional da GERED de Brusque, Luciene Mara, neste ano a feira integra 60 trabalhos de Matemática nas categorias Educação Infantil, Ensino Fundamental- Séries Inicias e Finais, Ensino Médio, Ensino Superior. “Destes trabalhos, 12 serão escolhidos como Destaque - e prosseguirão para a fase seguinte, que é a Feira Catarinense de Matemática (realizada em Ibirama), 12 serão escolhidos como Menção Honrosa”, explica ela.
Realizada paralelamente a XV Feira Regional de Matemática, a IV Feira Regional de Ciências e Tecnologia, contará com 20 trabalhos. “Nesta feira só participam escolas estaduais, e classificam três trabalhos para a Feira Estadual de Ciências e Tecnologia, que será em Lages”, afirma Luciene.
Publicado por: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Guabiruba