Notícias
Viveiro Municipal de Guabiruba irá atender hortas comerciais
5 de setembro de 2012
O Viveiro Municipal de Guabiruba, que inicialmente distribuía apenas mudas de essência florestal, como pinos e eucaliptos, aos poucos aumentou a diversidade de mudas disponibilizadas à população. Passou a cultivar palmeiras, flores para plantar nas áreas públicas e hortaliças, que representa o grande volume de produção e atende as hortas domésticas do município. No entanto, a necessidade de pequenos produtores de hortas comerciais estimulou o Viveiro a ampliar sua abrangência de atuação e auxiliar esses agricultores com variedades de mudas e acompanhamento da lavoura.
De acordo com o engenheiro agrônomo de Guabiruba, Juliano Piske, foi identificada a necessidade dos produtores em ter variedade e qualidade nas mudas, além de uma produção mais uniforme da lavoura. “O grande foco do Viveiro é a horta doméstica, mas identificada essa necessidade, iniciamos o trabalho de adquirir sementes específicas para as hortas comerciais, com híbridos que proporciona uniformidade na lavoura e permite maior produção, viabilidade econômica da propriedade e mais renda para o produtor”, enfatiza o engenheiro.
A estimativa é de que aproximadamente 20 pequenos agricultores guabirubenses sejam beneficiados com a medida. “O programa Mais Alimentos incentivou a horticultura e tem gente voltando para a atividade agricultura e vendo que há um mercado consumidor, como as escolas, pois hoje a Educação precisa comprar da agricultura familiar parte da alimentação”, complementa Piske.
Segundo o engenheiro, o Viveiro Municipal funciona desde 1978 e hoje são produzidas cerca de 5 mil mudas por mês, as quais estão disponíveis no Viveiro por um valor que auxilia na manutenção do local. “É cobrado um valor simbólico para viabilizar a manutenção do Viveiro e a compra das sementes. O município arca com a mão de obra e com o ganho indireto na qualidade de vida do cidadão”, destaca.
Funcionamento do Viveiro
O Viveiro Municipal atende das 6h às 21h ao lado da Secretaria de Agricultura, na rua Paulo Kormann, bairro 10 de Junho. Márcio Vicente Boos é quem cuida do local. Ele explica que neste período a procura maior é por mudas de eucalipto e hortaliças. “Plantamos as sementes aqui e quando elas já ficam mudinhas vão para as hortas das pessoas”, conta.
Todo mês Lorival Arnoldo, 49 anos, que cuida de um sítio em Guabiruba, diz que busca mudas no Viveiro. “As mudas são muito boas e facilita muito, porque não precisamos semear”, relata ele que, nesta semana, levou para o sítio mudas de pepino e melancia.
Publicado por: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Guabiruba