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Segundo Encontro Pedagógico dos Alunos
11 de novembro de 2011
da Rede Municipal de Guabiruba
Conhecer e entender para prevenir. Foi com essa percepção pedagógica que a Secretaria Municipal da Educação e Cultura , através da Diretoria Municipal de Educação, realizou a Segunda Edição do Encontro Pedagógico com Alunos dos Anos Finais.
Durante nove manhãs dos meses de outubro e novembro os alunos debateram sobre temas como prostituição, pedofilia, drogas, medos, violência doméstica e brincadeiras.
A escolha dos temas ocorreu no primeiro Encontro Pedagógico, que aconteceu no primeiro semestre.
Com a temática definida, a Diretoria Municipal da Educação, buscou parceria junto à Uniaselvi/Assevim - Brusque , que indicou os palestrantes e cedeu o auditório para a realização das palestras.O que permeou a atuação pedagógica diante das temáticas sugeridas: ·
O problema inicial:
O que é o pensar/agir na educação por modalidade de interação/intervenção e quais as vantagens/limitações e riscos decorrentes dessa visão para a gestão pedagógica? ·
O problema intermediário
Como garantir, através de parcerias, na interface da prática do professor regente para um especialista na temática, que as práticas educativas sejam significativamente produtivas? · O problema final Com esta análise, que outros aspectos se apresentam como oportunidades e como estas poderiam agregar valor aos processos pedagógicos?
· O Resultado
Ensinar é garantir que os conhecimentos façam sentido e que esse sentido seja amplo para todos os estudantes em sua vida, para além da sala de aula, ou seja, para que possam, efetivamente, construir e promover seu aprendizado.
No dia a dia observamos que muitos professores fazem de sua sala um local prazeroso de aprendizagem, sendo professores que não fazem do conhecimento um objetivo isolado, mas o fazem através de ações e para promover ações que oportunizem a socialização, a criatividade, a inspiração e a valorização do aluno, pois mais do que selecionar ou ensinar assuntos é preciso motivar quem vai aprender.
Contudo existem temas que necessitam ser explorados em outro ambiente, em outro contexto, com outros profissionais, mas que atinjam a produção do conhecimento.
Percebeu-se que as temáticas propostas para discussão provocariam um efeito no grupo, pois dúvidas e respostas seriam socializadas e estratégias apresentadas, pensando na intervenção para que a relação do conteúdo apresentado com o aprendizado fosse eficaz.
O trabalho parceiro, do ensinar a quem tem mais dificuldade e aprender com quem tem mais experiência, em atividades que podem ser mais adequadas, desafiadoras e prazerosas, além da sala de aula, permite aflorar possibilidades e rendimento.Buscar alternativas, para que aprendam , também é de suma importância.
Quando se propõe atividades diferenciadas e instigantes, em que são levantadas hipóteses e conhecimento, mediadas por profissionais capacitados, que em vez de apenas palavras ou teorias pedagógicas, apresentam exemplos, erros e acertos, percebe-se que se alcança o objetivo, pois ensinar é, também, oportunizar a inspiração para ser seguida pelos alunos.
Profº. Jair Soares de Oliveira Profª. Deize Inês Nasguewitz Professor Coordenador dos Anos Finais Diretora Municipal da Educação
Profª. Iracema C.C. Becker
Secretária Municipal da Educação e Cultura