Segundo Encontro Pedagógico dos Alunos

11 de novembro de 2011

Notícias
                                   Segundo Encontro Pedagógico dos Alunos

 da Rede Municipal de Guabiruba

 

 

 

 

               Conhecer e entender para prevenir. Foi com essa percepção pedagógica  que a Secretaria Municipal da Educação e Cultura , através da Diretoria Municipal  de Educação,  realizou a Segunda Edição do Encontro Pedagógico com  Alunos dos Anos Finais.           

 

 

 

 

Durante nove manhãs dos meses de outubro e novembro os alunos debateram  sobre temas como prostituição, pedofilia, drogas, medos, violência doméstica e brincadeiras.       

 

    

 

 

A escolha dos temas ocorreu no primeiro Encontro Pedagógico, que aconteceu no primeiro semestre.

 

Com a  temática definida,  a Diretoria Municipal da Educação,  buscou parceria junto à Uniaselvi/Assevim - Brusque , que  indicou os palestrantes  e cedeu o auditório para a realização das palestras.O que permeou a atuação pedagógica diante das temáticas sugeridas: ·       

 

 O problema inicial:  

O que é o pensar/agir na educação por modalidade de interação/intervenção e quais as vantagens/limitações e riscos decorrentes dessa visão para a gestão pedagógica? ·     

 

     O problema intermediário

 

 

 Como garantir, através de parcerias, na interface da prática do professor regente para um especialista na temática, que  as práticas educativas sejam significativamente produtivas? ·        O problema final  Com esta análise, que outros aspectos se apresentam como oportunidades e como estas poderiam agregar valor aos processos pedagógicos? 

 

 

 

·        O Resultado

  Ensinar é garantir que os conhecimentos façam sentido e que esse sentido seja amplo para todos os estudantes em sua vida,   para além da sala de aula, ou seja, para que possam, efetivamente, construir e promover seu aprendizado.

 

 

No dia a dia observamos que muitos professores fazem de sua sala um local prazeroso de aprendizagem, sendo professores que não fazem do conhecimento um objetivo isolado, mas o fazem através de ações e para promover ações que oportunizem a socialização, a criatividade, a inspiração e a valorização do aluno, pois mais do que selecionar ou ensinar assuntos é preciso motivar quem vai aprender. 

 

 

Contudo existem temas que necessitam ser explorados em outro ambiente, em outro contexto, com outros profissionais, mas que atinjam  a produção do conhecimento.

 

 

Percebeu-se que as temáticas propostas para discussão provocariam  um efeito no grupo, pois dúvidas e respostas seriam socializadas e estratégias  apresentadas, pensando na intervenção para que a relação do conteúdo apresentado com o aprendizado fosse eficaz.

 

O trabalho parceiro, do ensinar a quem tem mais dificuldade e aprender com quem tem mais experiência, em atividades que podem ser mais adequadas, desafiadoras e prazerosas, além da sala de aula,  permite  aflorar possibilidades e rendimento.Buscar alternativas, para que aprendam , também é de suma importância.

 

 

Quando se propõe   atividades diferenciadas e instigantes, em que são levantadas hipóteses e  conhecimento, mediadas por profissionais capacitados, que em vez de apenas palavras ou teorias pedagógicas,  apresentam exemplos,  erros e acertos, percebe-se que se alcança o  objetivo, pois ensinar é, também,  oportunizar a inspiração para ser  seguida pelos alunos.  

 

    

 

 

      Profº. Jair  Soares de Oliveira                              Profª. Deize Inês Nasguewitz                      Professor Coordenador dos Anos Finais                         Diretora Municipal da Educação    

 

 

  

 

             Profª. Iracema C.C. Becker

            Secretária Municipal da Educação e Cultura

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