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A PALAVRA DE ORDEM É MOVIMENTO COM A ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NOTA 10
2 de junho de 2011
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PREFEITURA MUNICIPAL DE GUABIRUBA ASSESSORIA DE IMPRENSA QUALIDADE DE VIDA IDEAL- A PALAVRA DE ORDEM É MOVIMENTO O projeto Qualidade de Vida Ideal, é uma resposta ao Programa Águia- Avaliação Infância e da Adolescência que constatou crianças de guabirubenses tem alto índice de triglicerídeos e colesterol acima da média. Com base nestes dados, está em pleno funcionamento o Programa de Qualidade de Vida Ideal que já atende 150 crianças, podendo chegar até 240. Uma vasta programação com horários pré- estabelecidos. Para a professora Mara Dalbosco, uma das responsáveis pelo projeto, atividade física é definida como um conjunto de ações que um indivíduo ou grupo de pessoas pratica envolvendo gasto de energia e alterações do organismo, por meio de exercícios que envolvam movimentos corporais, com aplicação de uma ou mais aptidões físicas, além de atividades mental e social, de modo que terá como resultados os benefícios à saúde. No Brasil, o sedentarismo é um problema que vem assumindo grande importância. As pesquisas mostram que a população atual gasta bem menos calorias por dia, do que gastava há 100 anos, o que explica porque o sedentarismo afetaria aproximadamente 70% da população brasileira, mais do que a obesidade, a hipertensão, o tabagismo, o diabetes e o colesterol alto. O estilo de vida atual pode ser responsabilizado por 54% do risco de morte por infarto e por 50% do risco de morte por derrame cerebral, as principais causas de morte em nosso país. Assim, vemos como a atividade física é assunto de saúde pública. Neste caso a professora aponta a preocupação com o mal do século que o sedentarismo. Na grande maioria dos países em desenvolvimento, grupo do qual faz parte o Brasil, mais de 60% dos adultos que vivem em áreas urbanas não praticam um nível adequado de exercício físico. Esse problema fica mais claro quando levamos em conta os dados do censo de 2000, que mostram que 80% da população brasileira vive nas cidades.A pessoa mais sujeita ao sedentarismo são: mulheres, idosos, adolescentes pessoas de nível sócio-econômico mais baixo e pessoas incapacitadas. Observou-se que as pessoas reduzem, gradativamente, o nível de atividade física, a partir da adolescência. Em todo o mundo observa-se um aumento da obesidade, o que se relaciona pelo menos em parte à falta da prática de atividades físicas. É o famoso estilo de vida moderno, no qual a maior parte do tempo livre é passada assistindo televisão, usando computadores, jogando videogames, etc. A professora ressalta que a prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Do ponto de vista músculo-esquelético, auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações. No caso de crianças, pode ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras Com relação à saúde física, observa-se perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL-colesterol (o "colesterol bom") “Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças, sendo importantes para a redução da mortalidade associada a elas. A pessoa que deixa de ser sedentária e passa a ser um pouco mais ativa diminui o risco de morte por doenças do coração em 40%! Isso mostra que uma pequena mudança nos hábitos de vida é capaz de provocar uma grande melhora na saúde e na qualidade de vida”. A professora destaca que no campo da saúde mental, a prática de exercícios ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse. Além disso, auxilia também na manutenção da abstinência de drogas e na recuperação da auto-estima. Há redução da ansiedade e do estresse, ajudando no tratamento da depressão. A atividade física pode também exercer efeitos no convívio social do indivíduo, tanto no ambiente escolar quanto no familiar.Interessante notar que quanto maior o gasto de energia, em atividades físicas habituais, maiores serão os benefícios para a saúde. Porém, as maiores diferenças na incidência de doenças ocorrem entre pessoas sedentárias e os pouco ativas. Entre os últimos e aqueles que se exercitam mais, a diferença não é tão grande. Assim, não é necessária a prática intensa de atividade física para que se garantam seus benefícios para a saúde. O mínimo de atividade física necessária para que se alcance esse objetivo é de mais ou menos 200Kcal/dia. Dessa forma, atividades que consomem mais energia podem ser realizadas por menos tempo e com menor frequência, enquanto aquelas com menor gasto devem ser realizados por mais tempo e/ou mais frequentes. Atividade física em crianças e adolescentesNesses grupos, além de ser importante na aquisição de habilidades psicomotoras, a atividade física é importante para o desenvolvimento intelectual, favorecendo um melhor desempenho escolar e também melhor convívio social. A prática regular de exercícios pode funcionar como uma via de escape para a energia "extra normal" das crianças, ou seja, sua hiperatividade. Exercícios físicos Caminhada A caminhada pode nos ajudar a manter a forma e evitar que fiquemos sedentários. É uma boa opção, ainda, para aqueles que não são tão chegados às práticas esportivas que exigem mais das pessoas Lima (1998). É bom lembrar que as atividades físicas devem fazer parte de um programa global de saúde para que possamos reduzir ou eliminar alguns fatores de risco de doenças cardiovasculares. Um dos meios de nos mantermos fisicamente ativos, colaborando para este programa global. Aizenman (2002) fala que a caminhada é recomendada pelos seguintes motivos:· É uma atividade física simples de ser executada, requerendo muito pouco em termos de equipamento e facilidades;· Pode ser realizada individualmente ou de forma coletiva;· Produz os mesmos benefícios da corrida, do ciclismo e da natação, se bem executada; · É considerada a prática mais segura de exercícios aeróbicos, por conferir proteção ao sistema cardiovascular, músculo-ligamentar e ósteo-articular;· Apresenta maior índice de aderência aos exercícios para a prevenção de problemas e promoção de saúde. Ginástica
Muitas crianças em tenra idade são solicitadas ao trabalho e perdem, por isso, a oportunidade de se relacionarem com outras crianças e de se socializarem em grupos.
Os pais, por estarem sempre concentrados em suas ocupações e tarefas que às vezes se deixam levar por seus atributos e esquecem da importância da brincadeira com que um dia também foram crianças.
Cabem então a nós professores desempenhar este papel, procurando recursos com criatividade para então dar início ao processo de socialização e convivência da criança com outros colegas ou grupos, o professor então deverá saber orientá-los e integrá-los através da comunicação e brincadeiras e, sobretudo desenvolver e aplicar a integração e o respeito com os colegas, trazendo melhor qualidade de vida, saúde e bem estar. Dança
A importância e o significado da Educação Física implica em reflexões sobre seus paradigmas, pois se vive numa sociedade dinâmica e entende-se que essa área deve contemplar múltiplos conhecimentos produzidos e usufruídos por esta sociedade, a respeito do corpo, assim como afirma, Pinheiro (2004 p.32): "A Educação Física desenvolvida de forma consciente, respeita as diferenças (...), ou seja, as individualidades de cada um. Para Giffoni (1973, p.15) a prática da Educação Física "(...) completa e equilibra o processo educativo" e acrescenta como opção nesta área "(...) a dança em todas as suas formas de exercício" destacando que a mesma apresenta-se como uma das atividades mais completa, além de concorrer de forma acentuada para o desenvolvimento integral do ser humano. Pilates Durante a infância e principalmente na adolescência ocorre um esforço de adaptação ao corpo e uma reflexão de comportamento corporal, já que é uma fase de intensas transformações. Por isso, o corpo, entre outros fatores, deve receber atenção especial.
Quando a consciência corporal é estimulada de forma plena e os músculos são alongados e fortalecidos de forma saudável, o adolescente enfrenta os desafios característicos dessa etapa da vida com mais equilíbrio, com menos risco de fraturas e doenças, além de se tornar um adulto mais saudável e sem dores.
Para tal, o Pilates se faz presente de forma bastante eficiente e segura, uma vez que auxilia, aprimora e desenvolve os aspectos morfofisiopsicológicos, conduzindo a um aperfeiçamento do potencial físico determinado pela genética e a um adestramento do indivíduo para um melhor aproveitamento de suas possibilidades. Desta forma, a criança e o adolescente estará estruturado para descobrir a pluralidade e a riqueza de movimentos que o seu corpo lhe possibilita, já que estão em uma fase de maturação física e aprendizado motor intensos. Sem contar que se inicia, desde já, uma estruturaçao dos músculos que sustentam a postura, prevenindo desvios e vícios posturais comuns nos tempos modernos, muitas vezes acompanhados de dor devido ao encurtamento muscular. E como se não bastasse, os princípios da concentração e respiração, presentes no método, também geram melhora do humor, redução do estresse e aumento da auto-estima. Recreação / jogo Para a criança a brincadeira não é apenas um passatempo. Seus jogos estão relacionados com um aprendizado fundamental; seu conhecimento de mundo através das suas próprias emoções. Por meio de jogos, cada criança cria uma série de indagações a respeito da vida. As mesmas que mais tarde, na fase adulta, ela voltará a descobrir e ordenar através do raciocínio. O jogo é uma atividade mediante a qual a criança constrói a realidade. Através da atividade lúdica a criança flui liberdade e expressa sentimentos (MARIOTTE, 1996). No jogo o desafio sempre existe. Há sempre um caráter novo e a novidade é fundamental para despertar o interesse e a curiosidade infantil. Por isso, o jogo é por excelência integradora. À medida que joga, a criança compreende a realidade e se adapta espontaneamente a ela. Enfim, a criança, através do jogo, constrói interiormente o seu mundo. (REVISTA CRIANÇA, 2002). Considerações finais A prática de atividade física deve ser sempre indicada e acompanhada por profissional qualificado, profissionais de educação física. Caso sinta algo diferente é mandatório informar ao responsável. Outro ponto importante, que não deve ser esquecido, é a adoção de uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes, verduras, fibras, consumir carnes grelhadas ou preparadas com pouca gordura. Evitar o consumo excessivo de doces, comidas congeladas e os famosos lanches de "fast-foods", e beber muito líquido (de preferência água e sucos naturais). A atividade física consiste em exercícios bem planejados e bem estruturados, realizados repetitivamente. Eles conferem benefícios aos praticantes e têm seus riscos minimizados através de orientação e controle adequados. Esses exercícios regulares aumentam a longevidade, melhoram o nível de energia, a disposição e a saúde de um modo geral. Afeta de maneira positiva o desempenho intelectual, o raciocínio, a velocidade de reação, o convívio social. O que isso quer dizer? Há uma melhora significativa da qualidade de vida! O que precisamos ressaltar é o investimento contínuo no futuro, a partir do qual as pessoas devem buscar formas de se tornarem mais ativas no seu dia-a-dia, como subir escadas, sair para dançar, praticar atividades como jardinagem, lavagem do carro, passeios no parque. A palavra de ordem é MOVIMENTO Programa Projeto de Vida Ideal apresenta um vasto cronograma de atividades. Meses: abril, maio, junho. Matutino
Vespertino
Benefícios da ginástica
- Melhorar a postura: Se alguns músculos são relativamente fracos, comparados a outros, a postura tende a se modificar. Isto pode ocorrer pelas atividades diárias. Um bom exemplo ocorre quando os músculos da região lombar são muito mais fortes que os abdominais. Este desequilíbrio pode gerar problemas na região lombar ou protuberância no abdômen.
- Ajudar a reduzir os riscos de lesões e realizar as tarefas diárias: Os músculos estando fortes protegem os tendões e ligamentos, principalmente quando são submetidos a situações estressantes.
- Massa muscular magra adequada: É importante lembrar que o tecido muscular é um dos principais responsáveis pela queima de calorias do corpo.
Muitas crianças em tenra idade são solicitadas ao trabalho e perdem, por isso, a oportunidade de se relacionarem com outras crianças e de se socializarem em grupos.
Os pais, por estarem sempre concentrados em suas ocupações e tarefas que às vezes se deixam levar por seus atributos e esquecem da importância da brincadeira com que um dia também foram crianças.
Cabem então a nós professores desempenhar este papel, procurando recursos com criatividade para então dar início ao processo de socialização e convivência da criança com outros colegas ou grupos, o professor então deverá saber orientá-los e integrá-los através da comunicação e brincadeiras e, sobretudo desenvolver e aplicar a integração e o respeito com os colegas, trazendo melhor qualidade de vida, saúde e bem estar. Dança
A importância e o significado da Educação Física implica em reflexões sobre seus paradigmas, pois se vive numa sociedade dinâmica e entende-se que essa área deve contemplar múltiplos conhecimentos produzidos e usufruídos por esta sociedade, a respeito do corpo, assim como afirma, Pinheiro (2004 p.32): "A Educação Física desenvolvida de forma consciente, respeita as diferenças (...), ou seja, as individualidades de cada um. Para Giffoni (1973, p.15) a prática da Educação Física "(...) completa e equilibra o processo educativo" e acrescenta como opção nesta área "(...) a dança em todas as suas formas de exercício" destacando que a mesma apresenta-se como uma das atividades mais completa, além de concorrer de forma acentuada para o desenvolvimento integral do ser humano. Pilates Durante a infância e principalmente na adolescência ocorre um esforço de adaptação ao corpo e uma reflexão de comportamento corporal, já que é uma fase de intensas transformações. Por isso, o corpo, entre outros fatores, deve receber atenção especial.
Quando a consciência corporal é estimulada de forma plena e os músculos são alongados e fortalecidos de forma saudável, o adolescente enfrenta os desafios característicos dessa etapa da vida com mais equilíbrio, com menos risco de fraturas e doenças, além de se tornar um adulto mais saudável e sem dores.
Para tal, o Pilates se faz presente de forma bastante eficiente e segura, uma vez que auxilia, aprimora e desenvolve os aspectos morfofisiopsicológicos, conduzindo a um aperfeiçamento do potencial físico determinado pela genética e a um adestramento do indivíduo para um melhor aproveitamento de suas possibilidades. Desta forma, a criança e o adolescente estará estruturado para descobrir a pluralidade e a riqueza de movimentos que o seu corpo lhe possibilita, já que estão em uma fase de maturação física e aprendizado motor intensos. Sem contar que se inicia, desde já, uma estruturaçao dos músculos que sustentam a postura, prevenindo desvios e vícios posturais comuns nos tempos modernos, muitas vezes acompanhados de dor devido ao encurtamento muscular. E como se não bastasse, os princípios da concentração e respiração, presentes no método, também geram melhora do humor, redução do estresse e aumento da auto-estima. Recreação / jogo Para a criança a brincadeira não é apenas um passatempo. Seus jogos estão relacionados com um aprendizado fundamental; seu conhecimento de mundo através das suas próprias emoções. Por meio de jogos, cada criança cria uma série de indagações a respeito da vida. As mesmas que mais tarde, na fase adulta, ela voltará a descobrir e ordenar através do raciocínio. O jogo é uma atividade mediante a qual a criança constrói a realidade. Através da atividade lúdica a criança flui liberdade e expressa sentimentos (MARIOTTE, 1996). No jogo o desafio sempre existe. Há sempre um caráter novo e a novidade é fundamental para despertar o interesse e a curiosidade infantil. Por isso, o jogo é por excelência integradora. À medida que joga, a criança compreende a realidade e se adapta espontaneamente a ela. Enfim, a criança, através do jogo, constrói interiormente o seu mundo. (REVISTA CRIANÇA, 2002). Considerações finais A prática de atividade física deve ser sempre indicada e acompanhada por profissional qualificado, profissionais de educação física. Caso sinta algo diferente é mandatório informar ao responsável. Outro ponto importante, que não deve ser esquecido, é a adoção de uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes, verduras, fibras, consumir carnes grelhadas ou preparadas com pouca gordura. Evitar o consumo excessivo de doces, comidas congeladas e os famosos lanches de "fast-foods", e beber muito líquido (de preferência água e sucos naturais). A atividade física consiste em exercícios bem planejados e bem estruturados, realizados repetitivamente. Eles conferem benefícios aos praticantes e têm seus riscos minimizados através de orientação e controle adequados. Esses exercícios regulares aumentam a longevidade, melhoram o nível de energia, a disposição e a saúde de um modo geral. Afeta de maneira positiva o desempenho intelectual, o raciocínio, a velocidade de reação, o convívio social. O que isso quer dizer? Há uma melhora significativa da qualidade de vida! O que precisamos ressaltar é o investimento contínuo no futuro, a partir do qual as pessoas devem buscar formas de se tornarem mais ativas no seu dia-a-dia, como subir escadas, sair para dançar, praticar atividades como jardinagem, lavagem do carro, passeios no parque. A palavra de ordem é MOVIMENTO Programa Projeto de Vida Ideal apresenta um vasto cronograma de atividades. Meses: abril, maio, junho. Matutino
Exercícios | Horários | Segunda | Local | Quarta | local | sexta | Local |
Caminhadas/musculação/handebol | 07:30H | x | Vias do Município | x | GM | x | Ginásio |
Ginástica/ dança /futsal | 08:15H | x | Clube 10 de junho | x | GM | x | Ginásio |
Atletismo /pilates /vôlei | 09:00H | x | Clube 10 de junho | x | GM | x | Ginásio |
Termino das atividades | 10:00H |
Exercícios | Horários | segunda | local | Terça | local | Quarta | Local | quinta | local |
Atletismo /vôlei /dança /atletismo | 13:00H | x | Clube10 de junho | x | Ginásio | x | GM | x | Clube10 de junho |
Futebol/futsal/musculação/atletismo | 13:45H | x | Clube10 de junho | x | Ginásio | x | GM | x | Clube10 de junho |
Vôlei/ handebol / pilates | 14:30H | x | Clube10 de junho | x | Ginásio | x | GM | x | Clube10 de junho |
caminhada | 15:00H | x | Clube10 de junho | x | Vias do Município | x | GM | x | Clube10 de junho |
Termino | 15:30H |
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