Notícias
Projeto resgata memórias de vida de pessoas idosas
23 de maio de 2011
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Projeto resgata memórias de vida de pessoas idosas
A importância de preservar a memórias de vida é uma forma de preservar e
ajudar a construir a história de lugares e pessoas. Para isso, é necessário
elaborar um material que sirva de registro para essas memórias.
Assim, a Secretaria de Educação e Cultura, os professores e alunos do 4º ano
das escolas da rede municipal de Guabiruba estão desenvolvendo o projeto
“Memórias que contam histórias”. Este projeto visa aproximar a escola das
pessoas idosas para conhecer outros modos de viver, outros jeitos de falar,
entrelaçar as vidas dos alunos com as heranças deixadas pelas gerações
passadas, promover o hábito da leitura e proporcionar competências para a
escrita.
Como ação de formação, a coordenação pedagógica tem organizado oito
encontros de formação para os professores envolvidos, nos quais
especialistas nas áreas de resgate histórico, arte-educação, contação de
histórias, letramento e projetos interdisciplinares têm presença confirmada.
O projeto possui um plano de ação traçado de acordo com os objetivos e
conteúdos para cada encontro, ou seja, propõe um trabalho de formação
sistematizado e significativo. O principal instrumento para o registro será
a entrevista com idosos e o produto final será a produção de um livro
escrito e ilustrado pelos próprios alunos.
“Com este projeto, pretende-se registrar as memórias dos idosos do nosso
município e sensibilizar as pessoas sobre a importância de repensar o
presente que se vive e o futuro que se planeja.
Professora Carmen Regina Ebele
A importância de preservar a memórias de vida é uma forma de preservar e
ajudar a construir a história de lugares e pessoas. Para isso, é necessário
elaborar um material que sirva de registro para essas memórias.
Assim, a Secretaria de Educação e Cultura, os professores e alunos do 4º ano
das escolas da rede municipal de Guabiruba estão desenvolvendo o projeto
“Memórias que contam histórias”. Este projeto visa aproximar a escola das
pessoas idosas para conhecer outros modos de viver, outros jeitos de falar,
entrelaçar as vidas dos alunos com as heranças deixadas pelas gerações
passadas, promover o hábito da leitura e proporcionar competências para a
escrita.
Como ação de formação, a coordenação pedagógica tem organizado oito
encontros de formação para os professores envolvidos, nos quais
especialistas nas áreas de resgate histórico, arte-educação, contação de
histórias, letramento e projetos interdisciplinares têm presença confirmada.
O projeto possui um plano de ação traçado de acordo com os objetivos e
conteúdos para cada encontro, ou seja, propõe um trabalho de formação
sistematizado e significativo. O principal instrumento para o registro será
a entrevista com idosos e o produto final será a produção de um livro
escrito e ilustrado pelos próprios alunos.
“Com este projeto, pretende-se registrar as memórias dos idosos do nosso
município e sensibilizar as pessoas sobre a importância de repensar o
presente que se vive e o futuro que se planeja.
Professora Carmen Regina Ebele