Notícias
Ciro Zabel é destaque de Preservação do Meio Ambiente
4 de março de 2011
Ciro Zabel é destaque de Preservação do Meio Ambiente.
Recolher o lixo jogado nas estradas de Guabiruba. Para muitos é um trabalho insignificante. Outros nem se quer se preocupariam com a sujeira na rua. Para o funcionário da Secretaria de Obras, Ciro Zabel, 61 anos, é um ato que faz com dedicação diariamente durante quatro anos. Ele recolhe o lixo ( papel, plásticos e entulhos) jogado nas estradas e os coloca em sacos plásticos para que seja recolhido pela empresa responsável.
Este trabalho não é feito somente nas vias principais, mas nas secundárias. Conforme a Secretaria de Obras, não existe trabalho semelhante a este, na região. Existe sim o varredor, mas aquele que utiliza as próprias mãos para recolher o lixo, até agora não se tem notícia. "O lixo que está nas ruas, vai para os esgotos, que por sua vez são obstruídos, causando os alagamentos, e quando também vai para os rios, poluindo a água, que por sua vez leva até o mar." diz
O simples trabalho, em favor do meio ambiente, é reconhecido por moradores. Valcir Reis, morador do centro, diz que o ofício diário de recolher o lixo das ruas, é algo nobre. "Ele já percorreu todas as ruas do município e faz este trabalho com muito amor e é emocionante ouvi-lo falar sobre o que faz." Além de alguns moradores reconhecerem o trabalho dignificante que ele realiza diariamente, o empresário Gervário Schweigert não mede palavras e chega a desafiar qualquer município da região que tenha uma pessoa dedicada e que percorra todas as ruas da cidade, somente para recolher antecipadamente o lixo jogado nas ruas.
O empresário destacou que além de recolher o lixo, ele recolhe a vegetação rossada pela Secretaria de Obras. "Quando a rossação acontece nas laterais de uma rua, deixa o capim espalhado na estrada, o senhor Zabel dignamente recolhe, deixa em sacos plásticos para ser recolhido." Schweigert destaca que ele, senhor Ciro Zabel, é o destaque da preservação do meio ambiente da região.