Serviço de Nutrição Especializado de Guabiruba Previne a Saúde das Crianças

1 de março de 2011

Notícias

A partir de 2011 não será mais permitido o dia do lanche livre semanal nas escolas da rede municipal de ensino.

 

 

 

 

 

 

 Salgadinhos, bolachas salgadas, recheadas, refrigerantes, frituras, levar para escola, nem pensar  Conforme determinação do Conselho Municipal de Alimentação Escolar, nenhuma criança poderá levar para as escolas de Guabiruba, alimentação que não seja saudável.

 

 

       A nutricionista do atendimento especializado da Secretaria Municipal da Educação Elisa Vidotto Bruns,  exemplifica que salgadinhos, bolachas doces, refrigerantes, bolachas salgadas e principalmente frituras.

 

 

       A determinação tem a finalidade de prevenir as doenças cardiovasculares e combater a obesidade infantil - Programa que está em andamento desde o ano de 2010 em Guabiruba-  Estes programas são realizados através do Serviço de Nutrição do Atendimento Especializado.

 

 

           O serviço de nutrição tem a finalidade orientar os alunos com estado nutricional inadequado como por exemplo, sobrepeso, obesidade ou até mesmo desnutrição sobre uma alimentação saudável como forma de prevenção de problemas de saúde, visando um desenvolvimento sadio e promovendo o aprendizado escolar.  

 

 

            O Programa Nacional de Alimentação Escolar tem como objetivo atender às necessidades nutricionais de estudantes e à formação de hábitos alimentares saudáveis, durante a permanência dos alunos no ambiente escolar, contribuindo para o seu crescimento, desenvolvimento, aprendizagem e rendimento escolar.  “Então,dentro da alimentação escolar as atividades desenvolvidas são várias como a elaboração de cardápios, programação de compra de insumos pois a partir do cardápio estabelecido, é feita a programação de quantidades de produtos a serem adquiridos; Supervisão nas escolas para garantir o cumprimento dos cardápios, o preparo correto da alimentação e a manutenção da segurança higiênica e sanitária; enfim são inúmeras as atribuições”. 

               Uma ação que terá destaque neste ano de 2011 é  a  educação alimentar e nutricional com os educandos em função da lei do Estado de Santa Catarina criada em agosto de 2010, que determina que toda instituição de ensino seja ela publica ou privada deve possuir um programa de combate a obesidade infantil.  “Então nós estaremos avaliando todos os alunos da rede municipal  e aqueles que forem diagnosticados com estado nutricional inadequado, serão convidados a participar de um programa que inclui atendimento nutricional e atividade física regular extra curricular que nada mais é do que a continuidade do Projeto Águia (Avaliação Guabirubense na Infância e Adolescência) desenvolvido em 2010.” DIA DO LANCHE LIVRE A partir de 2011 não será mais permitido o dia do lanche livre semanal nas escolas da rede municipal de ensino.

 

 

 

O que é o dia do lanche livre? É o dia da semana onde os pais são responsáveis por enviar os lanches dos filhos.

 Em visita as creches e escolas do município infelizmente foi verificado pelo Conselho de Alimentação Escolar juntamente com a nutricionista responsável que a grande maioria dos alunos trazem neste dia alimentos como: salgadinhos, bolacha recheada, pipocas, frituras entre outras guloseimas.

 

 

 

Recentemente foi determinado pela Lei Estadual  15.265, que as instituições de ensino públicas e privadas deverão instituir um Programa de Prevenção e Tratamento da Obesidade Infantil com o objetivo de promover hábitos de vida saudável entre os alunos, enfatizando a necessidade de alimentação equilibrada e a prática regular de atividade física.

 

 

 

        Sendo assim, o Conselho de Alimentação Escolar de Guabiruba (CAE) determinou que as escolas devem seguir o cardápio estipulado pela nutricionista todos os dias da semana, sendo permitido cardápio livre somente na ultima sexta feira do mês, onde poderão ser comemorados aniversários e festas escolares.

  

           Essa medida se justifica, pelo alto índice de obesidade infantil e do surgimento de doenças crônicas. “Pelo menos durante o tempo em que estão na escola, nossos alunos devem estar livres da pressão e tentação de consumo de produtos inadequados ao seu desenvolvimento saudável" afirma o CAE.        

   

             Para tanto, o município já vem executando projetos que promovem a alimentação saudável como o projeto hortas escolares e o programa de inclusão de gêneros alimentícios da agricultura familiar na alimentação escolar. Com estes programas foi possível aumentar a oferta e o consumo de frutas, legumes, verduras e cereais integrais e reduzir de alimentos preparados com elevadas quantidades de açúcar, sal e gordura, elevando e muito a qualidade da alimentação escolar oferecida aos educandos.

 


 

leia também