Notícias
E. M. E. B. Osvaldo Ludovico Fuckner- Conhecendo Santa Catarina e Educadno pelo Basquete
1 de setembro de 2010
Neste mês de agosto, a E. M. E. B. Osvaldo Ludovico Fuckner, do bairro Lageado Baixo, em Guabiruba, deu continuidade ao Projeto Conhecendo Santa Catarina deste ano.
O projeto consiste na realização de passeios de estudo para diversos municípios de nosso estado. Os estudantes de 1ª. a 8ª. séries visitam cidades de nossa região: Balneário Camboriú, Tijucas, Nova Trento, Pomerode, Blumenau, Bombinhas, Gaspar, Araquari, São Francisco do Sul, Biguaçu, Porto Belo e Florianópolis. Em cada viagem eles recebem informações acerca de aspectos históricos, geográficos, religiosos, étnicos e sociais dos locais visitados. Além disso, visitam museus e parques onde recebem palestras sobre os mais variados assuntos relacionados às localidades.
No dia 26 as turmas das 7ª. séries A, B e C tiveram a oportunidade de participar deste projeto. Elas realizaram um passeio às cidades de Araquari e São Francisco do Sul, onde visitaram o Memorial do Descobrimento em Araquari, O Forte Marechal Luz, o Museu do Mar e o centro histórico, em São Francisco do Sul.
Educando pelo basquete
Desde março deste ano, os estudantes da Escola Municipal de Educação Básica Osvaldo Ludovico Fuckner, do bairro Lageado Baixo, em Guabiruba, participam de um novo projeto desenvolvido na Unidade Escolar. Trata-se do Educando pelo basquete, que envolve Educação, Esporte e Cidadania. Os alunos participam de uma escolinha de basquetebol dentro da própria escola em horários em que não possuem aula.
O projeto tem por idealizadora a professora de Educação Física Márcia Hochsprung Watanabe, que foi jogadora profissional de basquete. Segundo a professora “Iniciamos em março o projeto de basquete na Escola Osvaldo Ludovico Fuckner, com o objetivo de levar um pouco do que aprendi aos nossos estudantes. Nosso objetivo é trabalhar o basquete junto com a educação. Para participar do projeto o aluno precisa ter boas notas nas outras disciplinas. Estamos plantando a semente para quem sabe um dia podermos colher bons frutos”.
Neste mês de agosto o Projeto contou com a parceria de uma empresa guabirubense, que cedeu aos seus participantes camiseta e tênis. Hoje são mais de oitenta estudantes participando das atividades em horários extraturno.