Notícias
Reviver Para Aprender- Ouça Depoimentos dos Alunos da Escola Paulo Schmidt
31 de agosto de 2010
- Resgatar a memória de vida identificando as necessidades de sustentabilidade.
- Conhecer um pouco mais do passado para melhorarmos o futuro.
- Conscientizar a comunidade, mostrando a todos que cada um tem que fazer a sua parte.
A DIRETORA DA ESCOLA ELIANE KOHLER DESTACOU OS NOMES DAQUELES QUE SE DISPUSERAM E VIERAM PARA SEREM ENTREVISTADOS
Os participantes foram pessoas desta comunidade de Pomerânea que moram desde sua infância nesta localidade.
Agradecemos a participação e contribuição dos Srs. Erico Kohler, Cuniberto e Maria Kohler, Valdemar e Edeltrudes Schreder,
Berta Dirschnabel e Herbert Kohler também o representante da Tinturaria Kohler Matias Kohler e o responsável pela reserva Florestal Jones Kohler participaram da entrevista.
Os alunos da 4ª série Marcio Felipe Pereira, Felipe Hemkemeyer, Felipe Alves dos Santos, Djoney Jose Fischer, Davi B. Suavi, Wesley Batschauer fizeram as seguintes perguntas.
Introdução: Através do Projeto Reviver para Aprender, estamos tendo a oportunidade de entender melhor o nosso meio ambiente. Com as experiências de vocês, gostaríamos de aprender muito mais. Por isso preparamos algumas perguntas.
(Perguntas feitas para os idosos)
1- Antigamente em nosso bairro, existiam mais matas. Como eram essas matas?
2- Nós sabemos que anos atrás, as enchentes e os deslizamentos de terra não aconteciam tanto. Na sua opinião, é o homem responsável por esta tragédia?
O que deve ser feito para evitar isso?
3- Hoje usamos as sacolas plásticas para as compras. Mesmo sabendo que a decomposição delas é lenta. Como eram feitas as compras antigamente?
4- Na sua infância, já havia alguma preocupação com o meio ambiente?
5- Hoje temos embalagens para tudo, margarina, geléia, café enfim, tudo isso gera lixo. Antigamente como estes produtos eram fornecidos? E as embalagens eram reaproveitadas?
6- Gostaríamos que vocês deixassem um conselho para nós. Como evitar as enchentes, os deslizamentos e o excesso de lixo?
Introdução: Através de pesquisas. Relatos e do auxílio da professora. Descobrimos a grande preocupação que a Kohler Cia, tem com o meio ambiente. Nós gostaríamos então de fazer algumas perguntas.
(Perguntas feitas para o representante da Kohler e Cia)
1- Sabendo da preocupação da Kohler com o meio ambiente. Gostariamos de saber, das árvores que vocês cortam para a madereira são replantadas novamente?
2- Sobre o lixo da empresa, há uma coleta seletiva? Como funciona?
3- Sendo a Kohler uma tinturaria também, gostariamos de saber se os resíduos das tintas são lançados nos rios ou há outro processo?
4- No ano de 1983, houve enchente e a última enchente em nosso município foi em 2008. Quais foram os prejuízos da empresa com as cheias?
5- Toda vez que eu vou para a catequese vejo uma espuma branca no rio, vindo da Kohler. Essa espuma pode prejudicar o meio ambiente e as pessoas?
6- Por que motivo a tinturaria saiu do centro para se instalar em nosso bairro?
Introdução: Através de pesquisas e do auxílio da professora. Descobrimos que há uma reserva florestal em nosso município. Gostariamos então de fazer algumas perguntas sobre ela.
(Perguntas feitas pelo responsável da reserva Florestal)
1- Onde a reserva florestal fica localizada? E qual é o objetivo dela?
2- Sabendo que seu pai amava este lugar e tinha uma grande preocupação com o meio ambiente, ele adquiriu a reserva. Gostaríamos de saber, como era o acesso para chegar até lá? E quais foram as dificuldades para construí-la?
3- Vocês utilizam as árvores da reserva Florestal?
4- Qual é a área da reserva Florestal?
5- A reserva é aberta ao público para visitações ou é propriedade particular?
6- Na reserva há animais? Você tem alguma história para nos contar?
7- Como você se sente cuidando da reserva Florestal?
8- Quais são os benefícios que a reserva Florestal proporciona ao nosso município e ao meio ambiente?