Primeiro Seminário de Cultura foi Um Sucesso

30 de agosto de 2010

Notícias

Prefeitura Municipal de Guabiruba

Assessoria de Imprensa   

 

 

 

 Realizado o Primeiro Seminário Municipal de Cultura em Guabiruba

 

– Mais de 200 artistas, entidades, cadastrados     Para uma tarde de domingo (29), a participação no Primeiro Seminário Municipal de Cultura reuniu perto de 100  pessoas apaixonadas pelos diversos segmentos da cultura guabirubense.   

 

 

 

 

No primeiro momento, foram apresentados os objetivos a serem alcançados. Um deles é a organização dos segmentos.

 

 

 

Música, Artes Cênicas, Fotografia, Patrimônio Histórico, Artesanato, Literatura, Folclore e Línguas Mães, Artes Plásticas, Memória e Biblioteconomia, Dança, Associação Artísticas e Culturais, Empresas Comércios Entidades não Governamentais e professores de Artes.

 

 

 

   O diretor de cultura Sidinei Baron aguardou que todos os grupos se manifestassem para que tivesse um diagnóstico real da cultura guabirubense. 

 

 

 "Nossa cidade é muito rica em cultura, e agora está passando por um processo de organização através da realização destes fóruns com a classe artística, que É muito grande", destaca o diretor.     

 

 

Guabiruba soma em torno de 200 pessoas e entidades, projetos e grupos que foram inseridos no cadastro da cultura.     

 

 

 

A preocupação maior é a criação do Plano Municipal de Cultura que vai permitir direcionar os projetos culturais de nossa cidade. “Nossa cultura é muito rica, mas agora estamos organizando por segmento o que vai permitir a elaboração do nosso Plano Municipal”, resume.      

 

 

 

 

O próximo Passo será elaborado a redação oficial do Plano Municipal de Cultura onde será o fundamento principal para a realização da Primeira Conferência de Cultura realizada nos próximos meses.       

 

 

 

 

O encontro teve a participação do Presidente da Fundação Cultural de Brusque Jocelito de Souza e do Conselheiro de Indaial Pochyua Andrade, que trouxeram suas experiências na organização da cultura de suas cidades.     

 

 

 

 

Para o conselheiro responsável do segmento fotográfico, Valcir Reis ( Foto Helton) que está há 22 anos na cidade, este foi  o primeiro passo para reviver a cultura da cidade. “ Vamos organizar, cada conselheiro, tem uma missão de enaltecer o seu segmento e valoriza-lo”.

 

 

 

 No caso do resgate fotográfico, o fotógrafo recebeu indicações de seus integrantes de grupos para criação do Clube da Fotografia, além de implementar através das escolas, a vivência de momentos dos antepassados com  registros fotográficos de arquivos familiares. 

 

 

 

  “Vamos incentivar projetos através dos professores com gincanas para a valorização e motivação das crianças em trazer fotografias de seus avós e antepassados, retribuindo com cada criança através de arquivos digitalizados”.  

Arquivos

leia também