Notícias
AEAE participa do 3ª CONFERENCIA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
30 de agosto de 2010
AEAE participa do 3ª CONFERENCIA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA - “Paradigmas da Inclusão de Pessoas com Deficiência: A importância da Tecnologia Assistiva na Educação”.
No dia 28 de agosto de 2010 participaram do 3° CONFERENCIA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA a equipe do Atendimento Educacional Alternativo e Especializado - AEAE, representada pela Psicóloga Lucimara Pavesi, Nutricionista Elisa Vidotto Bruns, Fonoaudióloga Cristiane Monestel e Pedagoga Danusa Vilena dos Santos.
O evento que aconteceu em Joinville/SC, organizado pela empresa Sanville, contou com palestrantes renomados internacionalmente, em destaque o Prof° Romeu Kazumi Sassaki, o qual abordou a Inclusão e Deficiência: Enigmas e Estigmas.
O Prof° Romeu Kassumi Sassaki classifica a educação inclusiva como sendo um conjunto de procedimentos para a adequação do sistema educacional geral às necessidades, habilidades e aspirações de todas as pessoas - com ou sem deficiência -, as quais têm o direito de ser aceitas com as diferenças que fazem delas seres humanos únicos.
Inclusivista, profundo conhecedor de leis e normas que respaldam a pessoa com deficiência, Prof° Romeu afirma que a escola deve adequar-se a cada aluno, e não o inverso. Para tanto destacou a importância da Tecnologia Assistiva, ou seja, a tecnologia destinada a dar suporte (mecânico, elétrico, eletrônico, computadorizado etc.) as pessoas com deficiência física, visual, auditiva, intelectual ou múltipla. Esses suportes, então, podem ser uma cadeira de rodas de todos os tipos, uma prótese, uma órtese, uma série infindável de adaptações, aparelhos e equipamentos nas mais diversas áreas de necessidade pessoal (comunicação, alimentação, mobilidade, transporte, educação, lazer, esporte, trabalho e outras) (Sassaki, R.K. 1996).
As terapeutas ocupacionais representantes da empresa Click (Tecnologia Assistiva) e a empresa Expansão (Laboratório de Tecnologia Terapêutica) demonstraram algumas tecnologias utilizadas como facilitação do processo ensino-aprendizagem e nas tarefas do cotidiano das pessoas com deficiência.
Segundo a equipe do AEAE palestras como esta são importantes para o alcance dos objetivos definidos no programa, sendo a prioridade oferecer um ambiente com recursos pedagógicos específicos auxiliando os alunos com deficiência e dificuldades de aprendizagem a conseguirem mudanças significativas no desenvolvimento cognitivo, afetivo, educacional, psicomotor e social. Estes fatores são fundamentais para uma melhor qualidade no processo de educação inclusiva no Município de Guabiruba.
SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Várias lutas pelos direitos das pessoas com deficiência, na década de 80, oportunizaram que a prática da integração social se tornasse mais presente. Porém, foram os novos conhecimentos da comunidade científica, que perceberam a integração insuficiente para o contexto, considerando que esta população não participava de maneira plena e igual aos demais.
As pessoas com deficiência precisam ser consideradas, a partir de suas potencialidades de aprendizagem. Sobre esse aspecto é facilmente compreensível que a escola não consiga, sozinha, valorizar as habilidades que o deficiente não possui, mas ao contrário, trabalhar sua potencialidade, com vistas em seu desenvolvimento.
Oferecer um ambiente favorável à inclusão, não é só ter conhecimento das mais variadas diversidades, o que é possível ser trabalhado, ou o que a pessoa com deficiência já possui de conhecimento, como também e principalmente, respeitar suas limitações, reconhecendo suas diferenças.
Guabiruba, além da inclusão escolar, oferece o Atendimento Educacional Alternativo Especializado – AEAE, através do atendimento especializado Psicológico, Fonoaudiológico, Pedagógico, Nutrição e Educação Física e com o propósito de capacitar as profissionais envolvidas no atendimento, no dia 28 de agosto, em Joinville, a Psicóloga Lucimara, a Fonoaudióloga Cristiane, a Nutricionista Elisa e a Pedagoga Danusa, participaram de uma palestra com o Professor Romeu Sassaki, intitulada “Inclusão e Deficiência: Enigmas e Estigmas”.Romeu Kazumi Sassaki é graduado em serviço social e especializado em aconselhamento de reabilitação, com mais de quarenta (40) anos de experiência junto a pessoas com deficiência, através da prática de métodos e técnicas de inspiração integracionista. Tornou-se um ativista no movimento das pessoas com deficiência, sem se desligar do trabalho técnico como consultor e professor em cursos de capacitação de recursos humanos.
A palestra enfocou:1. Os Enigmas da Inclusão versus estigmas da deficiência;2. Desafios práticos dos enigmas e estigmas para a educação, o trabalho e os demais sistemas sociais comuns;3. Debate com o público. Segundo as participantes, a palestra foi muito proveitosa, pois remeteu a reflexão e debate, sobre as questões pertinentes à qualidade de atendimento para todos. Profª. Deize Inês NasguewitzDiretora Municipal da Educação
DIA DO PSICÓLOGO, NUTRICIONISTA E EDUCADOR FÍSICO
O AEAE – Atendimento Educacional Alternativo Especializado de Guabiruba conta com profissionais de qualidade, que demonstram muito comprometimento e preocupação com a qualidade de seu trabalho.
A Secretaria Municipal da Educação e Cultura, através da Diretoria Municipal da Educação, parabeniza esses profissionais pela passagem de seu dia, sendo:
- PSICÓLOGA LUCIMARA: 27 de agosto – DIA DO PSICOLÓGO: O profissional de psicologia é, como o próprio nome da teoria sugere, um conhecedor da mente humana. A palavra deriva do grego e significa psyche (mente ou alma) e logos (conhecimento), ou seja, "ciência da alma": sua definição mais antiga.
- PROFESSORES NELSON E JAQUELINE: 01 DE SETEMBRO – DIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA: Os professores de educação física são responsáveis por observar um aluno durante a prática de exercícios físicos, os orientam a fazer alongamentos, trabalhar a musculatura, corrigir a postura, ensinar técnicas e teorias esportivas, não permitindo que ultrapassem seus limites.
Nossos agradecimentos e respeito pelo trabalho desenvolvido!
Profª. Deize Inês NasguewitzDiretora Municipal da Educação