Tinturaria Kohler é a primeira a ser visitada pelo Projeto de Sustentabilidade(Ouça Entrevista)

18 de agosto de 2010

Notícias

 

 

Três escolas de Guabiruba estão desenvolvendo um projeto de sustentabilidade, uma delas é a Artur Wippel que tem com um dos temas a preservação ambiental.

 

 

 

 

 

No dia  17 de Julho, os alunos das primeiras e terceiras séries do ensino fundamental estiveram visitando a empresa Tituraria Kohler,uma das mais importantes da região, para conhecer o sistema de tratamento de efluentes para conhecer o  sistema de tratamento de efluentes.

 

 

 

 

Luciano Shlindwein, responsável pelo de departamento de recursos humanos, enalteceu a iniciativa e enfatizou o que empresa vem realizando em favor do meio ambiente.

 

 

 

 

Da mesma forma, o responsável técnico do laboratório, Vandrigo Kohler, destacou que a consciência se estimula desde os primeiros anos de escola.

 

 

 

 

 

A professora Kátia Debatin reforça importância do projeto e envolvimento dos alunos destacando  que esta iniciativa dos projetos ambientais veio de uma palestra promovida pela Bunge em Brusque.

 

 

 

 

 

A diretora da Escola Arthur Wippel, Vilma Riffel diz que a escola dará todo o apoio aos alunos e este projeto de sustentabilidade vai funcionar com visitas as empresas pesquisa de campo e centífica, trabalhos artísticos com reciclagem e palestras. 

 

 

 

 

 

 

 

Lembrando que três escolas estarão sendo selecionadas para que um deles seja apresentado à Bunge.

 

 

 

 

 

 

Além da Arthur Wippel, concorrem a Escola Municipal Paulo Schmith, Escola Municipal Professor Arthur Wippel e Escola Básica Padre Germano Brand, todos com temáticas diferentes integrando o tema sustentabilidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

PROJETOS DE SUSTENTABILIDADE NAS ESCOLAS DE GUABIRUBA  

 

 

 

No dia 15 de julho de 2010, no Anfiteatro da Unifebe, a Fundação Bunge lançou para a região de Brusque, Guabiruba e Botuverá, o projeto Conhecer para Sustentar, um Novo Olhar sobre o Vale do Itajaí.

A partir desse projeto e sensibilizadas com os impactos ambientais presenciados na nossa região e no nosso município, as Escolas Paulo Schmidt (Bairro Pomerânea), Escola Arthur Wippel (Centro) e Escola Germano Brandt (Bairro Aimoré), por meio de seus professores, alunos, comunidade e sob a coordenação da Professora Carmen R. Ebele, vem desenvolvendo projetos com ações simples, pequenos gestos, mas importantes para um planeta sustentável.

Propostas:Escola Municipal Paulo Schmidt:

Professoras: Regiane, Solange e Denise.

Projeto de Memória -  – Reviver para Aprender

Professoras: Regiane Debatin, Solange Loeschner e DeniseCarminatti

Séries – 1ª,2ª,3ª,4ª.

Universo envolvido – idosos do bairro, alunos da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries e familiares, escola, comunidade, palestras.

Atividades: entrevistas com idosos, pesquisa científica, trabalhos artísticos com reciclagem, oficinas, palestras.

Escola Básica Municipal Professor Arthur Wippel:Projeto de Educação Ambiental – A Coleta Seletiva e a Preservação do Meio Ambiente

Séries – 1ª, 3ª.

Professoras:

Universo envolvido – empresas de Guabiruba, alunos da 1ª e 3ª séries e seus familiares, comunidade, escola, palestras.

Atividades: visitas às empresas, pesquisa de campo e científica, trabalhos artísticos com reciclagem, palestras.

Escola Básica Padre Germano Brandt:Projeto de Educação Ambiental – Papa Pilhas

Séries – 1ª,2ª,3ª,4ª.

Universo envolvido: alunos da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries, escola, comunidade local e outras comunidades, empresa Escolha Certa.

Atividades: pesquisa científica e divulgação da pesquisa, trabalhos artísticos com reciclagem, palestras, ponto de coleta de pilhas na escola.

 

Os projetos estão sendo aplicados nas escolas e, um destes, será apresentado na fundação Bunge, em Gaspar, no mês de novembro.

 

“As idéias,  propostas e ações pensadas e aplicadas para o trabalho com os projetos são o primeiro passo para a construção de uma sociedade mais sustentável, mais harmônica e melhor de viver”.

 

Professora Carmem Ebele - coordenadora do Projeto

Arquivos

leia também